Dicas de treinos para melhorar a devolução

Após aprender a parte técnica de cada tipo de devolução de saque, está na hora de aprimorar através de exercícios


Nesta última parte de instrução sobre devoluções de saque, vamos dar dicas de exercícios para que você possa desenvolver o seu golpe. Sendo assim, destacamos algumas qualidades essenciais que você deve aprimorar para ter uma boa devolução: agilidade, reflexos, tempo de bola, aceleração do golpe. Para melhorar estes aspectos, seguem alguns drills:

#R#

1. Diminuir o tempo para golpear a bola
Diminua o tempo para bater a bola e o intervalo entre elas, movendo-se mais rapidamente e realizando golpes curtos e acelerados.
- Uma boa maneira para trabalhar aceleração, agilidade na movimentação e reflexos é bater bolas com dois parceiros na rede.

Dicas:

- Se você não está familiarizado com este exercício, no início, peça para os voleadores se posicionarem mais atrás, na linha de saque. Caso ainda esteja muito difícil, pode ser mais atrás. Quando estiver mais à vontade, aproxime-os da rede até estarem bem próximos e podendo volear mais firme.

- Comece o exercício no centro da quadra. Se for o caso, demarque a quadra para que os voleadores não abram muito as bolas, fazendo-o correr demais. A partir do momento que se sentir confortável, mude a marcação para os lados, ou seja, para os cantos da quadra.

- Inicialmente, o tenista que está no fundo bate, obrigatoriamente, uma bola para cada voleador. Na seqüência, duas bolas para cada voleador. Depois, bate livremente para qualquer dos voleadores.

Importante: faça o split step tão logo você tenha batido a bola. Não tente voltar ao centro e, depois, realizar o split, pois você não terá todo esse tempo. Neste exercício, você se movimenta mais atrás da bola, porém, menos sem ela.

#Q#

2. Executar movimentos mais curtos

Faça movimentos mais curtos e rápidos, menores que os drives normais de jogo, mudando o tamanho do backswing (o quanto você leva a raquete para trás na hora da batida). Portanto, o exercício agora é encurtar bem o swing, principalmente se as preparações (direita e esquerda) forem com “looping” ou “semi-loop”. Faça o movimento bem curtinho, começando no “quadradinho” e vá aumentando proporcionalmente quando for se afastando da rede. Este exercício, se praticado de três a cinco minutos todos os dias no aquecimento, ajudará bastante.

3. Pegar a bola na subida

Bater as bolas na subida é um bom hábito para devoluções de saque. Praticálo ajudará muito, principalmente para devolver saque com efeitos. Uma ótima situação é, novamente, iniciar o exercício no quadrado. Mexa-se bem e controle a bola pegando-a ainda na subida. Mantenha-se assim e vá recuando para o fundo da quadra, sem ultrapassar a linha de fundo. Isso mesmo, fique dentro das linhas da quadra e golpeie bolas na subida, mesmo as mais rápidas.

Este exercício também trará grandes resultados em várias situações de jogo. Quando você estiver mais à vontade, pode praticá-lo com “bate-pronto”, ou seja, quando a bola recém tocou o chão. Se praticado por 5 a 10 minutos por dia, este exercício, em pouco tempo, mudará algumas de suas decisões durante as partidas.

4. Aumentar a velocidade de reação

Reduzir o tempo de visão da bola é um ótimo meio para treinar seus reflexos e agilidade. Um exercício bastante funcional é colocar-se de frente para o paredão, a cerca de seis metros de distância, e pedir para um professor sacar contra a parede. O jogador baterá a bola tendo pouco tempo de contato visual para movimentar-se para o golpe.

O sacador pode começar servindo de um lado para o outro do jogador, ou seja, deve se posicionar do lado esquerdo trás do recebedor e sacar cruzado, para devoluções de esquerda, por exemplo. Com o tempo, ele poderá sacar em qualquer direção. As devoluções, com um pouco de prática, devem ser feitas de volta para o sacador.

A velocidade dos saques também deve ser gradativa. Você observará uma evolução muito rápida se treinar de 5 a 10 minutos por sessão. Treine ainda o apoio de “open stance” neste exercício, mesmo que não seja o seu preferido.

Mais Dicas

• Identifique a estratégia: o desafio é identificar qual a estratégia de saque que seu adversário está usando e anular sua intenção.

• Devolvendo saque slice: antecipe com split para frente, mova-se em diagonal fechando os ângulos, devolva preferencialmente com top spin cruzado.

• Devolvendo o saque quique: split para frente, bata na bola antes que passe da altura do seu ombro, misture devoluções batidas e slices.

• Devolvendo saque chapado: movimentos curtos, use o centro da quadra como alvo, não se limite a sempre bloquear a bola, contra ataque também.

• Devolvendo contra saque-e-voleio: varie os splits para frente e para trás, hora abaixe a bola (para frente), hora batendo firme (para trás).

• Devolvendo contra fundistas: busque devolver em pontos onde estes jogadores não gostem de atuar, tire-os de cima da linha de fundo com bolas que os obrigue a vir para frente ou para trás.

• Devolvendo segundos saques: ataque esta devolução pressionando o adversário (principalmente para as mulheres).

• Devolvendo os saques fechados: prefira devolver para o centro tanto de direita como de esquerda, algumas vezes “inside out” e raras vezes, como surpresa, “inside in”.


#Q#

5. Treinar o split step

Acertar o momento do split step talvez seja o mais importante conselho desta matéria. Bater a bola com o apoio indo em direção a ela é uma habilidade a ser desenvolvida e está associada a uma boa aceleração da raquete para não atrasar o golpe de devolução.

O exercício de devolução sobre uma plataforma, ou cama elástica, ajuda a atingir estes dois objetivos.

- Posicione-se sobre a plataforma em posição de espera de saque e, no momento, em que o sacador erguer a bola, salte para frente, fazendo o split. Dê um passo assumindo seu apoio preferido e golpeie a bola.

- Treinar devoluções com “open stance” para os momentos de necessidade vai ajudar muito nesta situação, ou seja, para bolas rápidas.

Tente treinar de 20 a 30 minutos, duas a três vezes por semana.

6. Treinar devoluções

Treinar devoluções com um amigo, professor ou técnico sacando do meio da quadra ajuda muito e rende mais, pois facilita para o sacador, que acertará mais saques. Além disso, o tempo mais curto para a leitura do serviço ajudará a desenvolver os reflexos e a agilidade.

Execute este exercício de forma gradativa, com o sacador efetuando golpes com efeito ou chapados. Quando ficar mais fácil, os tipos de saque podem ser misturados e a velocidade aumentada. Ou ainda, dê ênfase ao tipo específico de devolução que você precisa melhorar.

7. Jogar devolvendo

Por fim, jogue bastante devolvendo. Peça a amigos, parceiros de treino, ou professor para que joguem sets inteiros sacando todos os games. Com isso, jogue mais à vontade, ou mais agressivo. Fora isto, uma infinidade de exercícios pode ser usada. Citaremos alguns que servem de base para muitos outros. Seja criativo, aproveite e divirta-se treinando devoluções de saque.

1. Pontos combinados

a) O saque e a devolução são pré-determinados. Ex: saques abertos e devoluções cruzadas.

b) O saque, a devolução e mais uma bola são pré-determinados. Ex: saques abertos, devoluções cruzadas, mais uma bola cruzada e, a partir daí, vale ponto.

2. Saques “cantados”

a) O sacador diz como fará todos os saques antes de jogar. Ex: “Flat aberto”, ou “Slice aberto”, ou “Quique na esquerda” etc

b) O sacador diz o que fará nos “big points”. Ex: quando em vantagens, como 40/15, 40/30 ou vantagem a favor, ele tem que descrever o saque antes de jogar o ponto.

c) O recebedor pode perguntar ao sacador uma, duas ou três (conforme combinado), como será o próximo saque. Ex: No 40/15, o recebedor questiona: “Saque?” O sacador responde fielmente: “Primeiro fechado”…

3. O sacador tem mais ou menos saques

a) O sacador tem direito a três tentativas de saque, sendo dois primeiros e um segundo.

b) O sacador tem três tentativas de saque, sendo um primeiro e dois segundos.

c) O sacador tem um só serviço.

4. Sacador saca por baixo

a) O sacador executa um lançamento de bola para a área de saque (não valem efeitos) e o ponto segue.

Carlos Omaki

Publicado em 2 de Julho de 2008 às 14:55


Técnica/Drills

Artigo publicado nesta revista