ATP Tour

10 dicas de Djokovic para ter sucesso

Para o número um do mundo, ser um bom tenista vai além das linhas da quadra


Foto: Divulgação/Mubadala WTC

O que leva um tenista ao topo do ranking? O que faz com que ele permaneça lá? O que faz com que sua posição seja raramente ameaçada? Golpes perfeitos? Físico invejável? Mente forte? Muitas hipóteses surgem para explicar o sucesso de Novak Djokovic.

Leia mais:

+ Confira as mais recentes notícias sobre Novak Djokovic! 
+ Entenda a primeira professora de Novak Djokovic foi capaz de reconhecer seu talento e ajudá-lo a se tornar número 1 do mundo

A jornalista Ksenija Pavlovic decidiu perguntar ao próprio Djokovic quais seriam seus segredos para manter o domínio em um dos esportes mais exigentes individualmente e de alta pressão. É surpreendente saber que o número 1 do mundo atribui muito do seu sucesso aos seus esforços fora da quadra. Suas principais prioridades são a família, seus valores pessoais e sua aptidão física e espiritual.

Ela aponta as dez ideias de sucesso que o sérvio endossa (em um texto transcrito no próprio blog de Novak Djokovic).

Confira:

1. Como você compartilha os benefícios de seu sucesso com aqueles ao seu redor?
Tento da melhor maneira possível não permitir que o sucesso me transforme e tire de mim as coisas da vida que mais importam: minha família e amigos. Meu sucesso na quadra nos trouxe uma ótima vida e estamos todos muito gratos e contentes por podermos desfrutar disso com saúde e paz. Tento compartilhar meu sucesso com as pessoas ao meu redor, que estiveram comigo desde o início.

2. Quais os três principais conselhos que você gostaria de passar para as crianças que sonham em se tornar atletas de ponta? O que diria para eles que é o “segredo do sucesso”?
Enquanto perseguir seus objetivos em quadra, não esqueça de construir a si mesmo como um ser humano. A vida de atleta é maravilhosa e cheia de aventuras, mas não dura para sempre. Em uma fração de segundo, uma simples lesão pode interromper ou terminar uma carreira. É por isso que é importante crescer em todos os aspectos de sua vida e investir no seu conhecimento e confiança fora da quadra. Ser um campeão significa dominar tanto o trabalho quanto a vida privada - e isso nem sempre é fácil. Estou sempre em busca de novos conhecimentos, novas inspirações.

3. De que forma sua personalidade foi moldada por sua vida como tenista profissional e como é para você continuar a ter sucesso e prosperar sob pressão quase desumana?
Acredito que ela me tornou resiliente. Nunca desisto e quando prometo fazer algo, cumpro. Sou consistente e persistente.

Foto: Ben Solomon/Tennis Australia

4. Quais são as duas coisas que alguém pode fazer para minimizar o estresse? O que você faz para se manter centrado?
O que acho que me ajudou mais foi que aprendi a olhar para as coisas de uma maneira positiva e olhar para os erros dentro de mim mesmo, em vez de culpar os outros e buscar desculpas. Tenho o controle de mim mesmo e dos meus atos, e me foco apenas no próximo momento e começo com pequenas coisas para superar um grande problema. Não busco confiança na vitória, mas na força da minha personalidade.

5. Como você se motiva para suportar a intensidade dos treinos do dia a dia?
Sempre há dias bons e dias ruins. Às vezes é mais fácil suportar a dor e às vezes mais difícil. Tenho sorte de ter minha família e minha equipe viajando comigo e me dando apoio quando as coisas ficam complicadas. Eles são a minha maior inspiração e o amor deles me faz mais forte.

6. Qual seu conselho para aqueles que continuam a fracassar?
O que importa se você fracassou? Ninguém teve sucesso sem aprender com a primeira queda. E com isso, não falo de uma queda simples. Então, siga em frente independente do que aconteça. Caia feio, então levante-se e continue seguindo em frente, e caia novamente e então levante-se novamente. E assim você vencerá. Continue em frente, continue forte sobre seus pés.

7. Como você mantém a crença em si mesmo nos momentos mais difíceis e desafiadores?
Não há fórmula secreta. Todo mundo é diferente. Para mim funciona pensar na estrada em que estive todos esses anos de luta e como valeu a pena superar os tempos difíceis para estar aqui onde estou.

Foto: Ben Solomon/Tennis Australia

8. Manter o sucesso requer uma capacidade física surpreendente, mas não é suficiente para lhe tornar melhor do que o resto. Você sempre fala sobre a importância de ter uma mente extraordinária e torná-la sua aliada no sucesso. O que essa mentalidade envolve e qual papel os pensamentos destrutivos têm no sucesso de um atleta?
Pensar demasiadamente realmente não ajuda. As melhores mentes são as mentes limpas. Encontrar a fórmula do sucesso é quase um labirinto interminável. É preciso ser simples. É preciso ser claro. É preciso envolver um monte de trabalho. Você precisa ser instintivo. Você tem que sentir isso em seu corpo e a mente precisa estar quase vazia. De outra forma, as dúvidas e os medos se instalam. Você precisa aprender a ficar centrado e bloquear o medo e a dúvida.

9. Qual questão você se pergunta todo o dia?
É sobre ser grato e perguntar a mim mesmo algo simples: “Quão sortudo sou para estar nessa jornada com minha família e meus entes queridos?”

10. Qual sua ideia de sucesso na vida?
Minha ideia de sucesso na vida é ser saudável e feliz com sua família. Depois, o que quer que venha em sua vida profissional é apenas um bônus e um upgrade natural que acompanha a felicidade e a inspiração que você encontra em casa.

Ksenija Pavlovic

Publicado em 15 de Junho de 2016 às 09:31


Notícias Novak Djokovic Dicas Como ser um tenista de sucesso Conselhos Djokovic