Depois de quase 20 anos

Derrotada por Serena, veterana Mirjana Lucic encantou na Austrália

A alemã, que já enfrentou Steffi Graf em uma semifinal de Wimbledon, arrebatou o mundo do tênis com sua determinação e superação


 
Mirjana Lucic-Baroni encantou e surpreendeu o mundo do tênis. A veterana alemã de origem croata está fora do tornei após a derrota para Serena Willians, por 2 sets a 0, parciais de 6-2 e 6-1, em apenas 50 minutos, mas escreveu em Melbourne uma das mais belas páginas de superação e recomeço da história do tênis feminino, sobretudo após derrotar a quinta cabeça de chave, a tcheca Karolina Pliskova, por 2 sets a 1 (6-4,3-6,6-4), em uma hora e cinquenta de jogo, classificando-se às semifinais do Australian Open. Será que essa afirmação é exagerada? Voltemos no tempo, mais precisamente no fim do século passado.
 
O talento da jovem Mirjana Lucic parecia conduzi-la ao topo do ranking no fim da década de 1990. Em 1998, com apenas 16 anos e depois de construir uma sólida carreira juvenil, Lucic já era a 32ª jogadora do mundo, além de ter sido campeã do torneio de duplas do Australian Open, ainda com 15 anos, ao lado de Martina Hingis. No ano seguinte, a filha do mais que polêmico Marinko Lucic foi semifinalista da chave de simples em Wimbledon. 
 
Sobre o “Seu Marinko”, ele foi o grande destruidor da carreira da filha. Após diversos problemas com seu pai e treinador, a luz de Mirjana foi-se apagando gradativamente e a sua carreira ficou longe de refletir seu talento. Na sexta-feira, a agora veterana Lucic-Baroni entrará como zebra, mas nunca como carta fora do baralho, frente à favoritíssima Serena Williams. Afinal, além de seu talento e experiência, a alemã tem como credencial as vitórias sobre a cabeça de chave número três, Agnieszka Radwanska, na segunda rodada, e depois sobre Pliskova, cabeça de chave número cinco.
 
A história fica ainda mais interessante se observarmos uma coincidência: em 1999, na semifinal de Wimbledon, Mirjana Lucic (ainda não tinha o sobrenome “Baroni”) enfrentou Steffi Graf, detentora de 22 Grand Slams (vitória de Graf em 3 sets). Em 2017, a agora veterana volta a uma semifinal de Major após dezessete anos e meio, enfrentando outra detentora de 22 Grand Slams, a norte-americana Serena Williams.
 
Para completar a atmosfera de surpresa e magia da semifinal, o último confronto entre Lucic e Serena Williams havia acontecido em 1998, na segunda rodada de Wimbledon. Ambas as jogadoras tinham 16 anos na época, o que tornou o duelo mais que interessante. No fim, a norte-americana venceu com certa facilidade a croata sem apagar a magia do tempo. O café com energético para acompanhar essa batalha de veteranas valeu a pena. E o choro no final da partida disse tudo. 
Por Rodrigo Soares

Publicado em 26 de Janeiro de 2017 às 10:50


Notícias