Defesa de Bate-Pronto

Quando seu saque é atacado, é preciso desenvolver meios para se defender da melhor maneira possível


NAS PÁGINAS ANTERIORES, MOSTRAMOS A TÉCNICA de devolução de saque de Azarenka. Ela simplesmente não respeita o serviço das adversárias, atacando-os. Quando está diante de um saque mais frágil, sua técnica fica ainda mais mortal e complica a vida de quem está do outro lado da rede.

Caroline Wozniacki é uma tenista de muitos recursos, porém, o saque definitivamente não é um dos pontos fortes do seu jogo. Ultimamente, para piorar, ela ainda tem tido mais dificuldade com seu movimento. Dessa forma, ela dá espaço para que as oponentes "montem" na devolução.

Já sabendo que seu saque não incomoda as rivais e terá de enfrentar uma devolução potente, a dinamarquesa desenvolveu uma saída, fazer um bate-pronto e se recolocar em posição de dominar o ponto. Ela não é a única a usar esse recurso. Azarenka e Sharapova, por exemplo, também utilizam o bate-pronto quando são atacadas no saque.

1. Após um segundo saque, Wozniacki percebe que será atacada e, ao aterrissar, já monta uma base, agacha-se e traz a raquete rapidamente para trás
2. Sem ceder espaço (sem cair para trás), ela mantém a base baixa, faz um movimento rápido somente bloqueando a bola na subida, aproveitando para mudar de direção, mandando para a cruzada
3. Ela acompanha todo o movimento, sempre agachada, aproveitando a força do golpe adversário
4. Com o bate-pronto, ela neutraliza o ataque da oponente e fica em posição de retomar o domínio do ponto
Arnaldo Grizzo

Publicado em 26 de Dezembro de 2012 às 13:18


Técnica/Drills

Artigo publicado nesta revista

A turnê de Federer pelo Brasil

Revista TÊNIS 111 · Janeiro/2013 · A turnê de Federer pelo Brasil

Analisamos os golpes do suíço em São Paulo