Drill

De olho na devolução

Se o saque é um ponto fundamental, a devolução também é. Aprimore este quesito e perceba a diferença no seu jogo


Ron C. Angle/BEImages Sports

Não é novidade que um dos aspectos que evoluiu muito no tênis moderno foi a potência e velocidade dos golpes. Neste quesito, o saque foi um dos fundamentos que mais evoluiu. Em consequência disto, os jogadores se viram forçados a desenvolver também a devolução. Sabendo que mais de 80% dos pontos nos jogos profissionais são definidos até a terceira bola (saque, devolução e primeiro golpe), entendemos que é imprescindível o jogador de competição ter uma boa resposta de saque.

Neste artigo, descreverei alguns aspectos fundamentais para uma boa devolução e algumas dicas para o treino.

Leitura da bola - O quanto antes o jogador perceber a direção, velocidade e efeito, mais tempo terá para preparar o golpe. Para que isso aconteça, é muito importante estar atento à bola (olhando para ela desde que é lançada pelo sacador), ao lançamento (toss), posição do corpo do sacador e detalhes técnicos (grip e biomecânica geral do saque). A partir destas informações, o recebedor deverá se preparar e se posicionar segundo a "leitura" realizada.

Preparação da raquete - Em geral, deve ser mais curta, especialmente na devolução de saques rápidos (primeiro saque, quadras rápidas). Já na devolução de segundo saque, para empregar uma potência maior, é possível uma preparação mais longa, especialmente em quadras de saibro.

Posicionamento - Neste aspecto, devemos analisar o posicionamento lateral e frontal. Quanto mais dentro da quadra o recebedor estiver posicionado, mais ângulos estará cobrindo e a sua bola voltará mais rápida. Porém, é necessário que tenha uma boa leitura e reação para não atrasar a devolução. Em relação ao posicionamento lateral, é importantíssimo que, de acordo com a sua própria condição técnica e do seu adversário, você cubra seu lado mais vulnerável ou então o lado de preferência do sacador (onde ele costuma sacar mais vezes). Uma dica importante é variar algumas vezes o posicionamento, a fim de evitar que o sacador saiba como você irá devolver.

Análise estratégica e intuição - Este aspecto diz respeito à análise do jogo, de maneira que o recebedor possa definir as probabilidades de saque em diferentes momentos da partida. Para isso, é fundamental que o jogador esteja concentrado no jogo, prestando atenção nas decisões do sacador. Também é importante que o jogador lance mão de sua intuição, para tentar "adivinhar" o saque do adversário.

Definição antecipada de como irá devolver - Sempre que possível, é muito importante que o recebedor decida com bastante antecedência o que quer fazer com a devolução e como irá bater. Uma vez decidido, fique firme nesta decisão e execute o golpe com confiança.

Regularidade (bola na quadra) - Sabemos que um bom percentual de devoluções na quadra é fundamental para um bom resultado. Portanto, tenha isso em mente.

Variação - É muito importante que o sacador não antecipe o tipo de devolução que você irá executar. Por isso, procure variar as suas devoluções, tanto nos aspectos de colocação, potência e efeitos.

Posição de espera - Tenha uma atitude confiante. Prepare-se da forma como você se sente bem, porém sempre com uma atitude positiva e intensa.

#Q#

Dicas de treino

1. Regularidade

- Quando você estiver fazendo um bate-bola ou drill (exemplo: cruzadas de forehand), peça para seu professor, ou parceiro, para iniciar o rali com o saque. Isso lhe forçará a devolver a bola na quadra para que o bate-bola prossiga.

- Jogue alguns pontos buscando uma boa margem de segurança nas devoluções. Para isso, devolva de uma posição um pouco mais atrás que o normal (para ganhar tempo), bata longe das linhas e também não muito rente à rede.

2. Ataque ao ponto fraco do adversário

- Jogue um set, sendo que, sempre que tiver oportunidade, ataque com a devolução o ponto fraco do adversário. Para isso, posicione-se dentro da quadra e bata a bola na subida direcionando para o local desejado. Outra boa opção, especialmente na devolução de segundo saque, é posicionar-se um pouco mais para trás, abrir o forehand e bater com potência para o lado mais vulnerável do oponente.

3. Variação

- Jogue alguns pontos e devolva cada saque com uma jogada diferente da anterior (exemplo: ataque e suba a rede, ataque e fique no fundo, ataque o ponto fraco do adversário, bata com spin, com slice, pegue na subida, bata mais de trás, devolva com margem de segurança). Este treino lhe dará mais confiança para variar a sua devolução sempre que for necessário em um jogo.

Muitos outros treinos para a sua devolução podem e devem ser feitos. O importante é se conscientizar da importância da devolução no jogo de tênis e, por consequência, dedicar-se a fazer treinos específicos.

Cesar Kist

Publicado em 2 de Março de 2009 às 12:10


Técnica/Drills

Artigo publicado nesta revista