Bollettieri

De dentro para fora

Cinco formas de aprimorar o golpe mais devastador do tênis


1 - Bater um forehand inside-out (de dentro para fora) é uma das melhores maneiras de você fazer um winner, ou forçar o erro do adversário, ou conseguir um bom approach. Ele não pode ser um golpe de ocasião - tem que ser o golpe de definição, talvez até o golpe que você mais gosta de bater. A primeira coisa é ficar preparado no lugar em que a bola está vindo, assim você pode se posicionar de modo a bater esse forehand de dentro para fora. Se observar os melhores tenistas, verá que geralmente eles cam um pouco à esquerda do centro da quadra, na direção do lado em que batem o backhand. Com isso, eles estão dando a si mesmos uma melhor chance de mover na posição e ter um bom pedaço da quadra aberta do outro lado.


2 - Quando você gira os ombros, a raquete tem que ir para trás ao mesmo tempo. Mova-se mais para a esquerda (se for destro) da bola do que o necessário. Isso fará com que você possa se posicionar adequadamente atrás da bola enquanto bate, ao invés de cair para o lado durante o golpe.



3 - Tão logo decida bater um forehand inside-out, imediatamente traga sua raquete para trás e se mova. Você não tem como se preparar com muita antecipação para este golpe. Como estará fugindo do backhand, você terá uma distância maior para percorrer no mesmo tempo. Não há tempo a perder.


4 - Mesmo que você bata um forehand insideout forte, é preciso saber que se deve mover na direção da rede seguindo o caminho da bola. Sim, você estará dando ao seu oponente uma oportunidade para lhe dar um lob, mas, se um lob perfeito já é um golpe difícil em circunstâncias normais, imagine então defendendo-se de um forehand agressivo de dentro para fora. É preciso superar o medo de mover para o lado do backhand, só assim você pode controlar o jogo.


5 - A pior coisa que você pode fazer em um forehand inside-out é um contato muito próximo do seu corpo. Se estiver encolhido, você perderá força terá dificuldade em bater a bola de dentro para fora. Mantenha a bola em uma distância confortável do seu corpo e esteja certo de que sua raquete e seu braço não estão encolhidos.

From Tennis Magazine. Copyright 2011 by Miller Sports Group LLC. Distributed by Tribune Services

Nick Bollettieri

Publicado em 15 de Julho de 2011 às 13:01


Técnica/Drills

Artigo publicado nesta revista