Juvenil

Saiba como voltar bem para as quadras depois das férias

10 dicas para você voltar das férias e não cometer erros que podem minar sua confiança e atrapalhar o desenvolvimento do seu jogo


Photoxpress.com

JANEIRO E JULHO SÃO OS MESES QUE A CRIANÇADA mais gosta. Férias escolares com direito a viagens e outras tantas diversões antes de recomeçarem as aulas. E para os jovens tenistas, recomeçarem também os treinos e torneios. Quando agosto chega, é justamente nessa época que, empolgado por pegar a raquete e reencontrar os amigos, você vai direto para a quadra achando que tudo estará como antes, que seu nível de tênis estará o mesmo e que bastam alguns minutos para pegar a mão de novo.

Cuidado! É nesse momento que você pode cometer alguns erros que podem comprometer todo o restante da sua temporada e, mais do que isso, podem mesmo atrapalhar o seu desenvolvimento tenístico dos próximos anos. Sendo assim, listamos aqui uma série de dicas pós-férias para você seguir e não comprometer o seu tênis.


1. A IMPORTÂNCIA DO DESCANSO E DA PRÉ- TEMPORADA
Para a musculatura, descansar é tão importante quanto treinar. Na verdade, o resultado dos exercícios aparece no descanso. Outro aspecto importante é que, após longos períodos de treinos e principalmente de competições, a musculatura começa a se defender do desgaste e a dividir funções com outros músculos, muitas vezes criando imperceptíveis gestos que podem alterar a técnica, principalmente causados pela memória muscular quando acostumada a trabalhar com tensão, rígida e desgastada.

Motivo pelo qual se usa fazer uma "pré-temporada". O próprio nome já diz: um período de preparação antes da temporada de competição. Esta pré-temporada deve suceder um período de descanso, que pode ser também antecedido por um trabalho de correção ou mudança de golpes. Esta técnica de ensino, ou aperfeiçoamento, contribui para que os músculos "esqueçam" gestos (muitas vezes errados), mesmo bem sedimentados, facilitando muito a sequência do trabalho de mudança ou correção.


2. DEFINA SEUS CICLOS IDEAIS
Cada pessoa tem características próprias e deve procurar descobrir quais são seus ciclos ideais de trabalho - treinamento e descanso. Essa definição traz um ganho considerável nos períodos de pico dos treinos. Alguns atletas sentem-se bem com um período de descanso por ano, outros com dois ou mais períodos, porém mais curtos. Os atletas em formação, principalmente infanto-juvenis, que seguem ainda o calendário de rotina da família, fazem duas pausas por ano, uma em julho e outra entre dezembro e janeiro. Mas com a evolução do nível técnico e competitivo, o calendário passa a ser definido por seus compromissos, ou seja, o calendário esportivo, que por sua vez passará a ser definido pela melhor periodicidade dos ciclos. Dentro dessa definição está também o período ideal para a recuperação do nível de competição. Então, procure definir e programar o tempo ideal de preparação após descanso.


3. APROVEITE AS FÉRIAS COM RESPONSABILIDADE
Todas as pessoas devem ter responsabilidade, mesmo nos momentos de diversão e lazer, mais ainda os atletas, principalmente se estão comprometidos com um programa, uma equipe, uma meta de ranking ou resultado. O ideal é seguir o dito "enquanto descansa, carrega pedras", e manterse em atividade física nas férias. Contudo, cuidado para não "ganhar" é um período de descanso extra, com contusões, fraturas ou machucados.

Aproveite bem suas férias, divirta-se e se mantenha em boa forma física, mas seja prudente e responsável, inclusive desacelerando, diminuindo a intensidade de suas atividades físicas para não voltar precisando de novo descanso.

O peso também deve ser uma preocupação. Quanto mais você conseguir manter a forma, melhor para a volta aos treinos. Volte pronto para extrair o máximo dos treinos. Se estiver acima do peso então, o melhor será utilizar as férias para perder uns quilos.


4. VOLTE A TREINAR PARA VOLTAR A JOGAR BEM
Certamente você já teve a impressão de que após períodos de descanso ou férias, voltou jogando melhor do que no final da temporada anterior. Mas não se iluda, a realidade é que sua auto-crítica em relação ao seu nível técnico - somada à vontade de jogar após o período de descanso - estará muito abaixo do ideal, dando esta falsa impressão.

Outro fator importante (mencionado anteriormente) é que após o descanso, a musculatura trabalhará mais solta e relaxada, aumentando o prazer de jogar e treinar. Então, primeiramente, volte a treinar bem, para depois voltar a jogar bem.

#Q#

Foto: Ron C. Angle/TPL

Os melhores treinos para fazer depois da volta das férias são drills


5. CUIDE BEM DO SEU EMOCIONAL
Perder nunca poderá ser considerado um problema, porém, lembre-se de que parte da formação emocional do jogador é dada pelo histórico de sua "carreira", ou seja, seus êxitos e experiências em quadra. Portanto, toda derrota será uma boa experiência se o jogador estiver em condições plenas de competição. Perder jogando pessimamente mal, nunca será uma boa experiência. Por isso, não tente recuperar a forma em competições. A ordem correta das coisas é: recuperar o nível técnico e o bom estado físico e aí sim voltar às competições. O emocional agradece.


6. OS TREINAMENTOS PARA A VOLTA DAS FÉRIAS
Antes de bater e jogar com os amigos, apele para o bom e velho "melhor amigo do tenista", o paredão. Se você não tem o hábito de bater paredão, use bolas leves e lentas. Isso mesmo, a melhor bola, nesse caso, é a carequinha e murcha (ou então aquelas laranjas usadas pelo sistema Play and Stay), que, por serem mais lentas, possibilitam o exercício de forma tecnicamente correta. Reveze os golpes, por exemplo, bata 10 direitas, 10 esquerdas e outras tantas alternando efeitos. Essa será uma boa sequência que você pode repetir quantas vezes seu braço aguentar. Saques, voleios e smashes também podem ser treinados no paredão.

Outro ótimo treino para a volta são os drills, ou exercícios com bola morta (sem troca de bolas). Se você não pode contar com um treinador, faça um revezamento com um companheiro de treino. Se vocês não têm facilidade de lançar bolas um para o outro com a raquete, lancem com a mão, comecem treinando batidas de cruzadas e paralelas com bolas a um passo de distância, aumentando em seguida.


7. FAÇA JOGOS TREINO ANTES DE VOLTAR A COMPETIR
Jogar alguns sets inteiros ou partidas amistosas de melhor de três sets, de preferência sem pressão, será a melhor avaliação para você mesmo definir se está pronto para voltar a competir. Muitas vezes após alguns "joguinhos" uma pequena correção ou treino extra de aspecto específico podem fazer muita diferença.


8. CONFIRA SEU EQUIPAMENTO ANTES DE VOLTAR A COMPETIR
Após um período sem uso, seu material pode e deve apresentar diferenças significativas como a tensão das cordas, grips ressecados, o tênis pode estar liso, o uniforme pode ter ficado mais justo com alguns quilinhos trazidos "na bagagem" e podem incomodar muito mais do que se pensa... Da mesma maneira, deixar para usar o tênis novo, sem amaciar, a marca nova de overgrip, o encordoamento que disseram que é o máximo ou mesmo as roupas novas, tudo isso pode lhe deixar bonito, mas muito incomodado nos jogos. Por isso, confira seu material seja ele velho ou novíssimo para ter certeza de que está com tudo o que precisa e da forma que precisa.


Primeiro recupere o nível e a forma física para só depois voltar a competir

9. COMPLEMENTO DA PREPARAÇÃO
Se você acha que, tomando todos esses cuidados, vai demorar muito tempo para retomar suas atividades normais, está enganado. Se estiver bem programado, todos esses cuidados podem ser tomados em pouco mais de uma semana, em 10 - se você for mais caprichoso - ou 20 dias. Dias estes que proporcionarão um semestre inteiro melhor. Lembre-se de conferir a data de inscrição do torneio de retorno, se suas taxas de filiação à entidade (federação, confederação ou liga) estão em dia e se você não sofreu nenhuma alteração de categoria, classe ou grupo de participação para não errar a data do jogo.


10. RELEMBRE DE COISAS SIMPLES
Agora que você já esta pronto para competir, não espere sofrer nos primeiros jogos para lembrar de coisas básicas como: se hidratar bem, se alimentar corretamente, aplicar filtro solar para não virar um pimentão e prejudicar a pele, carregar sempre na mala uma barrinha de cereais para matar a fome, ter um muda de roupa sobressalente para imprevistos, andar com a toalhinha de quadra, boné etc.

Carlos Omaki

Publicado em 9 de Janeiro de 2017 às 12:00


Notícias

Artigo publicado nesta revista