Corte! Sem dó ou vergonha

O slice, criticado por muitos durante muito tempo, é, sim, uma arma que você precisa saber utilizar


O SLICE é um recurso técnico que foi considerado, por muitos, como decadente e sem eficiência no tênis moderno. isso, na realidade, é um dos grandes erros de interpretação de algumas escolas nos últimos 15 ou 20 anos. o verdadeiro motivo de uma real e notória diminuição desse golpe foi, sem dúvida, a adesão em massa ao uso do backhand com duas mãos, que gerou jogadores mais agressivos, porém menos versáteis e menos habilidosos - na maioria dos casos -, e, da mesma forma, são raros os jogadores de saque-e-voleio que possuem esse tipo de backhand. uma das principais explicações para o backhand de duas mãos é o início do aprendizado precoce. nessa fase, é natural a carência de força muscular na parte posterior do braço e isso convida as primeiras raquetadas a serem realizadas com o apoio da outra mão, desenvolvendo uma mecânica diferente que compensa essa possível falta de força. Consequentemente, isso não favorece o controle de movimentos como o backhand de uma mão, o smash de backhand, o slice (de uma mão) e, em muitos casos, até do voleio de backhand.

USO
na final de roland garros, você deve ter notado o número de drop-shots (deixadinhas) - golpe que pode ser considerado "derivado" do slice - que roger Federer aplicou com sucesso em momentos importantes para conquistar o título tão sonhado no saibro francês. Já na decisão em wimbledon, mais do que reparar nos slices do suíço, devemos considerar o alto número de vezes que Andy roddick também o usou, provando que se trata de um recurso de tremenda eficiência tanto ofensiva como defensivamente.

O EFEITO DO SLICE
entenda melhor este efeito e renda-se à sua eficiência. se o topspin (bola girando para frente) tem como principal objetivo fazer com que a bola caia rápido na quadra adversária e avance mais rápido, o slice atende exatamente o objetivo oposto. girando para trás, a bola permanece mais tempo no ar e pode parar, deslizar ao tocar o piso da quadra ou, até mesmo, voltar para trás. Veja, no gráfico, a diferença entre a trajetória de um drive batido com topspin, representado em vermelho, e com slice, em preto.

Estas variações de golpes com slice (abaixo) podem ser executadas através de pequenas diferenças no ponto de contato e força.

Topspin: a bola gira para frente Slice: a bola gira para trás

UTILIZAÇÕES DO SLICE
situações em que o efeito slice terá grande eficiência: -reduzir a velocidade da partida -dificultar o ataque oponente -Atacar a movimentação do adversário -Camuflar ou esconder jogadas como deixadinhas, contradeixadas e lobes

Golpeando a bola mais na parte de trás, obtém- se um golpe plano rasante e que desliza ao tocar no piso da quadra.
Golpeando a bola um pouco mais em baixo, consegue-se uma bola mais longa - com menor esforço - e lenta, ideal para ganhar tempo.
Golpeando na parte baixa, consegue-se que ela pare ao tocar o piso da quadra, para os drop-shots.
Ainda bem por baixo e com movimento de "J" ao contrário com o punho, consegue-se o "zigue zira", em que a bola volta para trás.

#Q#

SLICE CRUZADO
- FORÇANDO A USAR O BACKHAND
reduzir a velocidade do jogo

Já sabemos que algumas das dificuldades ocultas do jogo de tênis são alterar o efeito e a altura da bola. isso torna o slice muito eficiente para forçar um adversário muito agressivo a reduzir a velocidade de seus golpes. ele força o oponente a aumentar a quantidade de efeito topspin para "inverter" o slice - que, mesmo quando mais altos, tendem a deslizar ao tocar o solo, ficando mais baixos do que as batidas com topspin e menos confortáveis para ataques (ver quadra 1).

SLICE NO MEIO
- REDUZINDO ÂNGULOS

Jogar contra adversários de ¾ de quadra
Jogadores que fogem muito do backhand para bater agressivos forehands inside-out (no melhor estilo Fernando gonzalez) são chamados de jogadores de ¾ de quadra por baterem o forehand nesta proporção de quadra. Jogar contra eles normalmente envolve muitos erros ao se tentar manter a bola dentro deste pequeno espaço da quadra que sobra(¼). Por isso, uma ótima saída são os slices, que podem ser dirigidos ao centro e ao lado do backhand do adversário, aumentando muito o seu alvo. Ainda, jogar o slice no meio, reduz os ângulos para os ataques e, visar o lado do backhand, reduz a eficiência do oponente em fugir do forehand e bater (ver quadra 2).

Quadra 1
reduzir a velocidade do jogo ou escapar de ataques de jogadores (destros) que fogem do backhand para atacar com o forehand

SLICE NA PARALELA - ATACAR MOVIMENTAÇÃO (ver quadra 3).

Quadra 2
Aqui demonstramos a área de eficiência contra jogadores de ¾ de quadra, a parte em destaque é com o uso do slice

Área de eficiência do slice

Quadra 3
No quadro, podemos ver a posição do jogador ao executar um golpe paralelo e o espaço de recobertura da quadra. Com um drive normal, um ataque seria quase inalcançável. o slice obriga o oponente a realizar um golpe mais cauteloso e mais lento.

Área (possível) de ataque adversário

GOLPES ESPECIAIS COM O USO DO "SLICE" (Fotos)
O o slice é um recurso que economiza energia e pode ser muito seguro para os momentos de alta tensão emocional. serve também para tirar o ritmo do adversário, quando variado com topspins altos e baixos. É excelente para approaches e devoluções de segundo saque visando trocas de bola.

Último recurso
nas bolas mais extremas, quando já estão quase "mortas", baixas e você tem pouco ou nenhum tempo e espaço para realizar o "backswing" (preparação).
Contradeixadas
Novamente, um golpe de último recurso, que transforma uma defesa em contra-ataque.
Voleios curtos
Principalmente nas bolas baixas na rede, o movimento de slice com o "J" ao contrário é o mais eficiente.
Carlos Omaki

Publicado em 23 de Julho de 2009 às 09:01


Técnica/Drills

Artigo publicado nesta revista

15x Federer

Revista TÊNIS 70 · Agosto/2009 · 15x Federer