Consistência, o segredo para a vitória

Treine estes exercícios e aprenda a ser regular, uma das maneiras mais seguras de vencer seus oponentes


Ron C. Angle/TPL

Através de estatísticas podemos afirmar que a maioria dos jogos de tênis é decidida pelos erros de um jogador e não pelos winners realizados. E essa estatística é ainda maior quando consideramos o nível amador e juvenil.

Portanto, concluímos que a estratégia mais básica e eficaz em um jogo de tênis é o famoso: "bola na quadra". Mas, para que isso seja possível é preciso ter golpes sólidos e eficientes, além de um bom trabalho de pernas e uma mente forte. Não basta simplesmente empurrar a bola para o outro lado da quadra.

Nesta edição, descreveremos uma sequência de exercícios para você aprimorar seus golpes, seu trabalho de pernas, sua parte mental e, consequentemente, para que você esteja bem preparado para aplicar uma estratégia com uma alta porcentagem de bolas na quadra e poucos erros. A maioria dos exercícios são fechados, ou seja, sem tomada de decisão, mas importantes para formar uma base sólida nos golpes fundamentais para o jogador.

Na parte técnica, daremos ênfase à regularidade, profundidade, precisão e potência dos golpes. Na parte física, trabalharemos a coordenação, o ajuste para os golpes, a velocidade e a resistência. Na parte psicológica, desenvolveremos a concentração (foco) e a resistência mental. Os exemplos de exercício a seguir são trocas de bolas realizadas com o treinador.

EXERCÍCIOS

1. Troca de bolas de forehand na cruzada

É importante marcar a quadra para que se estabeleçam objetivos de regularidade (alvo azul), profundidade (alvo amarelo) e angulação (alvo vermelho). Dependendo do objetivo, a quadra deve ser marcada mais para o centro, fundo ou lateral e curta. Outro aspecto importante nesse exercício é evitar ficar parado na lateral da quadra. após cada golpe, o jogador deve se colocar na melhor posição para a próxima bola.

2. Troca de bolas de backhand na cruzada

mesmo exercício que o anterior, mas agora realizado com o backhand. Devemos ressaltar a importância de não fugir do backhand para bater de forehand. mas as bolas que estiverem mais ao centro da quadra devem ser batidas com o forehand.

3. Troca de bolas na paralela com forehand

Neste exercício, já não se treina angulação, mas, sim, regularidade, profundidade e precisão dos golpes. portanto, a quadra deve ser marcada de acordo com o objetivo e nível do jogador. uma dica importante é que muitos erros de golpes paralelos são de bolas que saem na lateral da quadra. Na maioria das vezes, isso se deve ao fato de o contato com a bola ter sido realizado um pouco atrás. sendo assim, se a bola estiver saindo na lateral, concentre-se em fazer o contato com ela um pouco mais à frente.

4. Troca de bolas na paralela com backhand

Igual ao exercício anterior, porém troca-se o lado.

5. Treinador em uma metade da quadra (parado) e jogador com a quadra inteira (movimentandose)

O treinador bate duas bolas na cruzada e duas na paralela, enquanto o jogador direciona a bola para uma determinada área da quadra, que pode ser simplesmente um dos lados (para jogadores iniciantes) ou uma área demarcada (conforme o nível do jogador). mesmo se houver um erro, a sequência deve continuar.

6. Treinador em metade da quadra e jogador com a quadra inteira

O treinador joga duas bolas cruzadas e uma paralela.

7. Treinador em metade da quadra e jogador com a quadra inteira

O treinador joga duas bolas paralelas e uma cruzada.

8. Treinador em metade da quadra e jogador com a quadra inteira

O treinador joga uma bola para cada lado da quadra.

9 a 12. Treinador em metade da quadra e jogador quadra inteira

Mesmos exercícios (sequência 5 a 8), porém o treinador se posiciona na outra metade da quadra.

13. Treinador e jogador jogam pontos de fundo

#Q#

Ganhe consistência

Como você pode perceber, estes exercícios, embora bastante simples, trabalharão muito a consistência e precisão dos golpes, a concentração e a resistência física e mental do jogador.

Como variação para eles, a primeira bola a ser colocada em jogo, além de um lançamento, pode ser um saque realizado pelo treinador ou parceiro. a partir de então é dada a sequência ao exercício.

Um bom tempo para cada um dos exercícios é de 3 a 5 minutos, totalizando 40 a 65 minutos de treino. Obviamente, o tempo vai depender dos objetivos e do nível do seu jogador.

Estes exercícios também podem ser realizados sem treinador. para isso, um dos jogadores faz o papel do professor. mesmo fazendo o papel do técnico, o jogador estará trabalhando muitos aspectos do seu tênis, como a regularidade, controle e precisão dos seus golpes. portanto, mãos à obra!

Cesar Kist Depto. De Capacitação Da Cbt

Publicado em 17 de Dezembro de 2009 às 10:08


Técnica/Drills

Artigo publicado nesta revista