Decidido

Confiante, Nadal diz que mobilização dos atletas será decisiva para mudanças no calendário

Espanhol contou que muitos jogadores estão insatisfeitos com maratona de torneios no ano e está otimista para alterações no circuito masculino


Divulgação
Nadal está disposto a lutar por mudanças significativas no calendário masculino
"Quando digo as coisas, é porque já estão bem pensadas". Foi com essa frase que Rafael Nadal iniciou sua coletiva em Manacor durante um evento exibição de golfe ao lado do amigo Sergio Garcia. Em pauta, o principal assunto foi a recente polêmica do calendário exaustivo do tênis e as seguidas reclamações por parte dos atletas, principalmente o espanhol número 2 do mundo.

Na última quarta-feira, Rafa declarou que mantém sua posição sobre o que acha dos seguidos torneios durante a temporada, sem a possibilidade de descanso. "Levo muito tempo viajando por todo o mundo. Voltei para jogar a Copa Davis e estive apenas seis dias em casa", declarou Nadal.

Ron C Angle (TPL)
Nadal reclamou do pouco tempo para descanso ao longo do ano
Nas últimas semanas, o jogador esteve em sua gira pela Ásia, onde disputou os torneios em Tóquio e Xangai. A jornada desgastante somada aos maus resultados aumentou a cobrança de Nadal e ele afirma que muitos atletas importantes do circuito estão preparando uma "ofensiva" para que aconteça alterações no calendário.

"Não é o momento agora de decidir o que vamos fazer, mas há um movimento geral da maioria dos jogadores em uma só direção. Isso faz com que nossas forças sejam bastante maiores e difíceis de parar", avisou Nadal. Nesse sentido, o hexacampeão de Roland Garros se mostrou bastante otimista com o possível resultado do novo impulso em favor das reivindicações dos tenistas.

"Em um futuro próximo, podem haver mudanças favoráveis para nossos interesses. Sou mais otimista do que nunca no dia de hoje. Qualquer coisa pode acontecer, mas se tivesse que apostar, apostaria que vamos conseguir fazer as coisas que não pudemos decidir hoje", contou Rafa.

Ron C Angle (TPL)
Espanhol teve bons momentos especiais em 2011 como o hexa em Roland Garros
Para o espanhol, a Copa Davis também precisaria de profundas alterações. " [A Copa Davis] Tem um formato antigo e equivocado. Os únicos beneficiados são eles [os organizadores]. Eu represento meu país aonde quer que vá e não somente na Copa Davis, que é uma competição que me encanta. Veremos o que acontece no futuro, mas muitos dos que estão à frente no ranking e têm calendários mais exigentes poucas vezes conseguem jogar", apontou Nadal, que jogará em dezembro a final contra a Argentina, em Sevilha.

O atleta aproveitou para resumir sua temporada em 2011 e, ao contrário do que muitos podem pensar, comentou que se sente "satisfeito". "Estive em quase todas as finais dos torneios mais importantes do mundo no ano. Consegui ganhar outro Grand Slam em Roland Garros. Se terminar o ano como número 2 será o sétimo ano consecutivo que fecho entre os dois melhores do mundo, o que é muito difícil e é dessa forma que valorizo", concluiu Nadal.

Confira as últimas notícias de Rafael Nadal...

Em casa, Nadal se diverte no golfe ao lado de Sergio Garcia e Boris Becker

Nadal trabalha físico para reta final do ano e coloca ATP Finals como prioridade

Insatisfeito, Nadal reclama de impostos britânicos: "Está ficando complicado jogar em Londres"

Tio de Nadal afirma que pupilo vem tropeçando em Djokovic por conta do nervosismo

Antes do GP de Suzuka, Lewis Hamilton tem encontro especial com Nadal no Japão


ESPECIAL:Rei do Saibro - Paris é uma cidade cheia de atrações, mas, em maio, um espanhol fez história em Roland Garros - Rafael Nadal conquistou o hexacampeonato no Aberto da França e se tornou o maior vencedor do Grand Slam francês ao lado do sueco Bjorn Borg (Confira)

Da redação

Publicado em 20 de Outubro de 2011 às 10:03


Notícias