Pré-jogo

Como se preparar para uma partida?

Saiba o que os profissionais fazem antes de entrar em quadra


Você sabe como é a preparação de um tenista profissional para um partida? Ela não começa no dia da disputa, mas na noite anterior ao jogo, logo depois dos treinos físicos e técnicos. A preparação se inicia com um bom jantar, cheio de carboidratos, muito líquido e uma boa conversa com seu treinador sobre a tática que vai usar.

Na manhã do jogo, você deve acordar no mínimo três horas antes da partida para dar bastante tempo para o corpo acordar. Depois, vá para o aquecimento. Quando possível, se for jogar contra um tenista canhoto, é bom aquecer com um canhoto para já se acostumar com o estilo de jogo, por exemplo. Durante o aquecimento, que dura de 30 a 45 minutos, o jogador aquece bem solto, sem se esforçar muito, só uma suada para o corpo entrar em giro. Talvez gaste cinco minutos a mais em um golpe que vai ser importante dentro da sua tática.

Depois do aquecimento é muito importante um banho morno para relaxar o corpo e deixá-lo totalmente ligado para o jogo. Em seguida, é hora de comer algo leve e se preparar mentalmente para o embate. Geralmente, fica-se no vestiário arrumando os grips das raquetes e pensando na estratégia.

Claro que essa rotina varia de jogador para jogador, mas eu gosto de escutar música e ficar pensando nas jogadas que preciso fazer para ganhar. Nesse momento, é importante não pensar em nada além da partida, para entrar com o foco total no jogo. E, por isso, a música me ajuda, ela lhe deixa no seu mundo, animando e também evitando que muitas pessoas venham falar com você, o que tira sua concentração.

Durante a espera para entrar em quadra – que pode demorar dependendo do que acontece no jogo anterior –, há conversas rápidas com o treinador para relembrar alguns pontos fundamentais da estratégia. Aí, quando o jogo anterior está acabando, é hora de aquecer um pouco mais, geralmente com borracha para os braços e piques curtos para ativar as pernas.

Nas duplas, o aquecimento é quase igual. As únicas coisas que mudam são a conversa com seu parceiro (como ele está para o jogo e se a tática está clara para ambos os jogadores) e a cor da roupa que vamos usar, pois, por regra, tem que ser shorts da mesma cor e camisa praticamente da mesma cor para os dois.

Em uma nota pessoal, antes de entrar em quadra, eu vou ao banheiro, me olho no espelho e digo: “Acredita em você” e faço cara de mau (risos).

Obviamente que isso é uma visão geral do que um tenista costuma fazer antes de seu jogo, pois cada pessoa possui suas manias (algumas bem peculiares, mas faz parte da superstição às vezes) e suas rotinas especificas. Porém, em linhas gerais, ao tomar essas atitudes, você estará bem preparado para o jogo.

André Sá
Top 60 do ranking de duplas. Em 2008, formou a nona melhor parceria do mundo com Marcelo Melo. Hoje joga ao lado de Maximo Gonzalez. Já foi 55º da ATP em simples em 2002, ano em que foi quadrifinalista em Wimbledon.
André Sá

Publicado em 14 de Março de 2016 às 18:30


Notícias