Técnica

Como fazer uma deixadinha

Este golpe importante requer agressividade, porém mãos sutis


1 A deixadinha (drop-shot) pode ser um golpe sutil, mas não significa que ele não seja agressivo. Quando você faz uma deixada, está na ofensiva. É preciso executá-la com convicção. Para começar, você precisa ter um bom posicionamento dentro da quadra. Se estiver fora da linha de base, ou mesmo sobre ela, o drop-shot será um golpe de desespero e provavelmente não vai funcionar. Você precisa se preparar como faz em qualquer outro golpe. Flexione os joelhos, equilibre-se e leve a raquete para trás, como se fosse bater um slice de backhand. Não deixe a face da raquete balançar. Isso vai mostrar suas intenções e prejudicar o seu swing. Use uma empunhadura Continental e traga sua raquete para trás com sua mão não dominante (esquerda para os destros). Isso vai ajudá-lo a girar o ombro.

2 Há uma diferença entre “para baixo e para fora” e “para fora e para baixo”. Seu swing na deixadinha não deve exagerar no movimento para baixo, pois você ainda precisa bater a bola sobre a rede. Abra a cabeça da raquete sutilmente – eu prefiro dizer “deixe-a oblíqua ao invés de “aberta”, pois “aberta” pode fazer as pessoas deixarem a raquete muito deitada. Não enrijeça as mãos enquanto fizer o swing e não acelere durante o movimento como faria ao bater um slice. Contudo, você ainda vai precisar levar o corpo em direção à bola e mover o braço não dominante na direção oposta ao braço que está batendo, para manter o equilíbrio.

3 Em um drop-shot eficaz, a bola primeiramente sobe antes de descer. Construa uma montanha, não um morro. Se a trajetória da bola for muito baixa, a bola irá quicar muito profunda e dará diversas opções para seu oponente. Você quer bater a bola sobre a rede com underspin (efeito contrário ao topspin) e fazê-la descer, assim ela irá pouco para a frente. Mantenha sua cabeça fixa durante o swing e certifique-se de terminar o que você começou. Se socar a bola ou finalizar o swing curto, você terá menos controle de velocidade sobre o golpe e de onde ele vai cair.

 

Movimento da raquete para baixo não deve ser exagerado

From Tennis Magazine. Copyright 2011 by Miller Sports Group LLC. Distributed
by Tribune Services

Ajay Pant

Publicado em 12 de Agosto de 2011 às 13:17


Técnica/Drills

Artigo publicado nesta revista