Instrução mental

Código de conduta do tenista dentro e fora da quadra

Quais são as regras de conduta que um tenista deve seguir?


Ao falar de código de conduta do tenista necessariamente temos que nos remeter a um código de conduta inerente ao ser humano – enquanto pessoa pertencente a uma família, uma sociedade, um país. Essa pessoa deverá ter padrões básicos de comportamentos de acordo com a cultura na qual está inserida.

Segundo especialistas, código de conduta é um conjunto de códigos de um determinado grupo de pessoas de acordo com seus princípios. Ele vem para reforçar os valores básicos como o comprometimento, a ética, a transparência e o respeito mútuo com quem nos relacionamos.

O código de conduta no esporte é chamado de código de ética desportiva e tem como objetivo construir uma norma constitucional de ética no desporto baseada nos bons costumes, nas boas práticas e em um referencial de valores humanos. Há valores que fazem parte da prática desportiva. São eles: o respeito pelas regras e pelo

adversário, o fair-play, a tolerância, a amizade, a verdade, a aceitação do resultado, a persistência, a disciplina, a humildade, a lealdade e o saber ser e estar.

No tênis

No que tange ao tênis, vamos falar sumariamente desses importantes valores adquiridos e vividos com a prática ao longo dos anos.

Respeito às regras e ao adversário – É uma condição básica do jogo respeitar as regras e regulamento do jogo de acordo com o estabelecido no torneio ou nos treinos em um determinado local. Respeito ao adversário que, assim como você, terá que respeitar as regras. É importante ressaltar que, em muitos torneios e em todos os treinos, não há juiz, então é fundamental o exercício do respeito ao adversário. Integridade e cordialidade. Respeito é fundamental sempre, em qualquer relação e situação que se apresente na vida. 

Fair-play – É o famoso “saber jogar” no sentido de respeitar o adversário e aceitar as regras do jogo sem se prevalecer de nenhuma situação. Ter educação em quadra, comportar-se de maneira adequada com elegância e distinção de caráter.

Tolerância – Saber aceitar os limites, a condição positiva ou negativa de determinado momento. Nem sempre se está bem e se atua da melhor forma. O importante é ter a tranquilidade de que se fez o que era possível na ocasião. Amizade – Apesar de ser uma modalidade individual, o tênis é um esporte que propicia a criação de laços afetivos de amizade. Fazer amigos, relacionar-nos é um dos objetivos do tênis e da vida em geral. É claro que temos mais afinidade com um que com outro colega/amigo, mas isso não impede que tenhamos respeito e consideração com todos. Vale uma ressalva que, na iniciação ao tênis, as aulas sejam em grupo e que as competições sejam por equipes. Isso reforça a ideia da importância da construção de amizades. No tênis profissional, a rivalidade entre os atletas aumenta, mas isso não significa que não existam tenistas amigos. Existem, sim, amigos que se gostam e se admiram, respeitando as diferenças e enaltecendo as qualidades uns dos outros.

Verdade – Ser verdadeiro, honesto com suas atitudes e com as situações de jogo. Isso mostrará quem você é na quadra e fora dela.

Aceitação do resultado – Ganhar ou perder faz parte do jogo. No tênis, não há empate. Aceitar o resultado da partida é importantíssimo para poder crescer como tenista. Perceber o que foi positivo e negativo em cada vitória ou derrota é a chave para melhorar o seu jogo e obter melhores resultados. Ninguém é perfeito. O grande campeão também perde e isso não faz dele pior, pelo contrário, a derrota o faz querer mais, melhorar.

Persistência – O sucesso vem com a persistência. Ter um objetivo a alcançar, significa persistir, insistir para alcançá-lo. Toda pessoa que tem êxito na vida é guerreira, luta a cada dia.

Disciplina – É uma qualidade essencial no atleta. É o cerne do treinamento e do sucesso nos resultados. Quando se tem disciplina e foco, a possibilidade de sucesso é grande. O técnico poderá ajudar e mostrar ao atleta como certas atitudes no dia a dia poderão ser úteis no sentido de virar um hábito positivo e uma conduta permanente na vida.

Humildade – É uma das características de personalidade do indivíduo. É uma qualidade que diferencia uma pessoa da outra. Ser humilde nada mais é que reconhecer a condição humana, por si só forte e frágil ao mesmo tempo. Os grandes campeões são humildes e são pessoas que sempre pensam em construir algo em benefício de outras. Brilhantes como tenistas, e principalmente, como pessoas.

Lealdade – Outra característica de personalidade bastante importante. Ser leal é ser correto, justo, sincero, em primeiro lugar consigo mesmo. A lealdade ao outro cria laços de confiança e afeto que são a base de um relacionamento. Em muitas, ocasiões, vemos os campeões agradecendo aos técnicos e equipes que os acompanharam na conquista de títulos importantes. Isso nada mais é que gratidão e lealdade.

Saber estar e ser – Saber ser um tenista e ser um tenista em algum lugar significa ser uma pessoa educada, que tenha atitudes pautadas pela ética, pela distinção de caráter e respeito em várias situações e locais que não só o esporte exigir, mas que a vida nos colocar. Crescer no esporte é, sem dúvida, um diferencial na vida.

Assim sendo, podemos finalizar dizendo que o código de conduta do tenista é específico sim, por que está inserido dentro de normas e valores do tênis, mas é condição natural transpor essas normas e valores para a vida. Tenista = Atleta = Pessoa com plus de vivências fundamentais em termos de valores éticos para a vida.

Por Roberta Menezes

Publicado em 24 de Abril de 2017 às 15:24


Notícias