Clima de Wimbledon

Bento Gonçalves recebeu a segunda etapa do Circuito Empresarial Brasileiro, com ares de Wimbledon


Espumante com morango. Garoa insistente. Tipo de quadra pouco comum. Pensou em Wimbledon? Mas não estamos falando do Grand Slam inglês. No último fim de semana de abril, um seleto grupo de empresários brasileiros vivencou esse clima durante o I Vale dos Vinhedos Business Cup, a segunda etapa do Circuito Empresarial Brasileiro de 2010.

Na cidade de Bento Gonçalves, cerca de 20 convidados ficaram hospedados no belíssimo hotel Vila Europa, rodeado por parreirais, típicos da principal região vitivínicola brasileira. Além das taças de vinho, eles também foram recebidos pelo friozinho característico da Serra Gaúcha e por uma chuvinha fina incessante, pouco comum nessa época. Este tipo de clima não era o mais propício para a prática do tênis, contudo, ninguém reclamou e aproveitou o aconchegante ambiente do hotel - com sua lareiras e culinária de primeira linha - e da vinícola Miolo logo diante do hotel, onde puderam aprender os processos de produção de vinhos e, mais do que isso, degustar alguns dos ícones feitos na Serra.

Marcelo Ruschel/Poapress

Na manhã seguinte, porém, a garoa cessou e os tenistas foram para a quadra. A superfície? O har-tru, uma espécie de saibro feito de pedras moídas. A quadra estava bem lenta, especialmente devido à umidade. Os grupos foram divididos e os jogos começaram cedo, logo após um café da manhã substancioso. Enquanto as partidas rolavam, plateia e participantes eram servidos de frutas e sucos. Enquanto isso, as esposas dos atletas também aproveitaram, usufruindo de tratamentos e massagens terapêuticas no Spa do Vinho Caudalie, franquia do famoso spa francês, e de visitas a pontos turísticos da cidade. A primeira fase durou até a hora do almoço.

Mesmo depois de uma lauta refeição, as partidas continuaram tanto por insistência dos participantes quanto por medo da previsão do tempo, que dizia que a chuva poderia retornar. Assim, o torneio seguiu até a final, com a participação de Flávio Saretta e André Ghem, que formaram dupla com os dois finalistas: o executivo baiano Cláudio Melo Filho, da Odebrecht, e o advogado Marcello Rodante, da Rodante Scharlack Advogados, que haviam derrotado Augusto Cesar Oliveira e Alexandre Ayres em um jogo emocionante, com direito a match-point salvo, por 9/8(6).

TREINO DE SLICE

Antes da final, os participantes aprenderam uma interessante técnica: a arte da sabrage. Esta é a maneira de abrir espumante com um sabre. A técnica diz ter sido inventada durante a Revolução Francesa, quando os soldados de Napoleão desarrolhavam as garrafas de champanhe com suas espadas. A maneira de "cortar" a tampa dos espumantes é relativamente simples, bastando um movimento firme de deslize sobre o vidro. Assim, logo a técnica remeteu aos slices do tênis. Alguns participantes quiseram testar e se deram bem.

#Q#
Marcelo Ruschel/Poapress

Depois de diversas demonstrações de sabrage - que não necessariamente melhoraram o slice dos competidores -, a decisão foi disputada entre Melo Filho, que formou dupla com Saretta, e Rodante, que se juntou com Ghem para formar uma grande parceria (pelo menos em termos de altura). No jogo final, o executivo da Odebrecht mostrou toda sua classe ao lado de Saretta e venceu por 6/1 e 6/2. Depois de lutar em quadra, todos os convidados foram recebidos na Casa Valduga para um jantar típico colonial. Lá, os troféus foram entregues, assim como outros brindes aos participantes, que ainda puderam contribuir com o projeto social WimBelemdon, adquirindo fotos exclusivas feitas pelo fotógrafo Marcelo Ruschel, organizador do projeto realizado em Porto Alegre.

No dia seguinte, como estava previsto, a chuva voltou e trouxe mais frio. Assim, o clima ficou ideal para sentar ao lado da lareira, degustar um bom vinho e uma bela refeição. Final perfeito para um fim de semana em que os empresários jogaram tênis em um ambiente paradisíaco e desfrutaram das delícias da Serra Gaúcha.

#Q#

LÍDER ISOLADO NOVAMENTE

Com a vitória na etapa do Rio Grande do Sul, Melo Filho assumiu a liderança isolada do ranking empresarial. Após o Campinas Business Open, realizado em março, ele e Augusto Cesar Oliveira estavam empatados em primeiro lugar com 550 pontos. Com o título em Bento Gonçalves, o executivo da Odebrecht ficou com 800 pontos, 100 a mais que Oliveira. "Fico muito feliz por ter vencido novamente. Jogar e aproveitar este lugar foi um prazer", declarou Melo Filho, que sintetizou o sentimento de todos, que saíram de lá maravilhados.

Arnaldo Grizzo

Publicado em 17 de Maio de 2010 às 14:30


Torneio

Artigo publicado nesta revista