Mudança de papéis

Dicas para passar da defesa para o ataque

Siga estas regras simples e assuma o controle das partidas sem grandes dificuldades


fotos: SxC

1. Aprenda a ler
Para fazer a transição da defesa para o ataque mais rápida, efetiva e constantemente, você precisa prestar atenção ao que está acontecendo na quadra, não somente coisas básicas como "este cara tem um bom forehand" ou "ele tem um excelente domínio da rede". Você precisa ler os quatro elementos da bola que está vindo em sua direção: altura, velocidade, direção e efeito. Quanto mais cedo você sabe o tipo de bola que está vindo, mais rápido pode reagir e passar ao ataque.

2. Faça anotações
Já ouviu falar de Bill Lenoir? Ele era um jogador infernal que ganhou o Orange Bowl em 1960. Bill costumava manter um diário com anotações de cada jogo. Você deveria fazer o mesmo. Você se surpreenderá com quão rápido aprenderá a identificar as tendências de jogadas dos seus oponentes. Quanto mais você souber, mais fácil será trabalhar para passar de uma posição defensiva para uma ofensiva.

3. Tome umas porradas
Para jogar o jogo de transição, você precisa querer tomar umas porradas no queixo. Você vai olhar bolas passarem por você, vai perder para jogadores que costuma vencer a toda hora e, assim, provavelmente ficará envergonhado e, no fim, parecerá um lutador ensanguentado. Mas você precisa aguentar essas derrotas para ter sucesso a longo prazo. Dispute partidas em que você terá de atacar o máximo possível. Suba à rede com approaches médios, ou mesmo ruins. Treine sua mente para identificar as melhores oportunidades de ataque atacando o tempo todo e aprendendo como é sentir isso na pele. não há melhor maneira de afiar seus instintos para saber quando atacar.

4. Não empurra
Pense em seus golpes de defesa - o lob, o slice baixo, o forehand com topspin - como armas. Não pense em apenas colocá-los de volta na quadra. Isso é desespero, não defesa. Tente fazer algo com a bola que faça com que seu adversário tenha que se ajustar. Defender-se é arrumar tempo para conseguir assumir uma melhor posição e ir para o ataque. Um exemplo: quando você está sendo pressionado na esquerda, não bata uma bola curta no meio da quadra. Tente bater um backhand alto com topsin na cruzada. Isso lhe dará tempo para retomar sua posição na quadra. Se seu oponente gosta de dominar os pontos com forehands inside-out (de dentro para fora) do canto esquerdo, bata uma bola alta para o lado do forehand dele para que ele tenha que se mover. Tire seu adversário do lugar para que você possa ter uma chance de ir para o ataque. Empurrar a bola não vai lhe ajudar.

5. Acompanhe a bola
Uma vez que você começa a jogar com mais inteligência nos golpes defensivos - abrindo oportunidades para o ataque -, aprenda a tirar o tempo de seu oponente, movendo-se para frente - seja para um voleio, seja para um golpe de dentro da quadra. Quando as pessoas vêm para a rede, ou simplesmente pisam dentro da quadra na expectativa de uma bola mais curta, elas geralmente fazem isso sem muito objetivo. Aqui vai uma regra simples: comprometa-se com o ataque antes de bater na bola. Não vá para um winner, mas para uma bola bem colocada ofensivamente. Então, acompanhe o trajeto do seu golpe, seja ele cruzado ou paralelo, para fazer o voleio.

Nick Bollettieri

Publicado em 19 de Agosto de 2016 às 10:30


Notícias