Bem desde o início

Cinco dicas para melhorar sua devolução

Uma boa resposta ao saque adversário pode mudar o rumo da sua partida


1. Uma boa devolução de saque começa com seu posicionamento em quadra. Para tenistas amadores, o melhor lugar é atrás da linha de fundo - para que você tenha tempo para devolver o saque - na direção da linha do corredor, tanto no lado do iguais e vantagem. Mas por que cobrir o corredor? O lado do iguais é o mais fácil de os jogadores destros sacarem - especialmente os de nível intermediário, uma vez que eles geralmente não conseguem bater su cientemente bem na bola de modo a direcioná-la chapada no T. Esta posição evita que você seja jogado para fora da quadra após a devolução. Se você cobrir o canto e seu adversário sacar no meio, pelo menos você estará correndo em direção ao centro da quadra e terá mais facilidade para chegar à próxima bola.

2. Encurte seu swing. Um swing longo acarreta uma devolução de saque imprecisa e inconsistente. Se seu oponente estiver com um pouco de ritmo de saque, tudo o que você precisa para dar uma devolução sólida é um pequeno giro de ombro, uma preparação curta, e um movimento suave e ininterrupto. Os swings longos são mais difíceis de pegar o tempo da bola e impedem o jogador de colocar todo o seu peso no golpe. Se estiver se movendo para frente, não vai precisar de muito para conseguir uma devolução fatal.

3. O slip step (ou parada de pernas) é crucial para uma boa devolução de saque. A parada de pernas em si é fácil, encontrar o "timing" dela é que é difícil. Muitos tenistas param cedo demais, perdem força e cam travados na quadra enquanto a bola se dirige a eles. Mas se fizer o split tarde demais, não terá tempo de acertar a bola. Siga o lançamento (toss) de seu oponente para encontrar seu tempo. Quando a bola chegar ao ponto da batida - em seu pico ou então quando começar a cair - é hora de se preparar para o split step.

4. Examine bem seu oponente. Que tipo de serviço ele tem? Como é seu saque com topspin? Se for bom, procure manter-se no fundo da quadra, a não ser que ele também utilize muito o saque-e-voleio. Neste caso, você deve receber os saques um pouco mais à frente, para dar menos tempo de seu adversário chegar à rede. Ele tem um tipo de saque ou local preferidos? Tem algum plano para momentos cruciais? Em nível profissional, os jogadores sabem o que esperar e se posicionam de acordo com isso. Preste bastante atenção nos hábitos de seu oponente e você vai conseguir se sair melhor.

5. Assuma riscos inteligentes. A devolução cruzada é o caminho mais seguro: a bola viaja pela parte mais baixa da rede e tem um alvo muito maior. Se estiver jogando contra um grande sacador, devolva cruzado todas as bolas até desenvolver um ritmo. Depois, embaralhe um pouco as coisas. Está tudo bem adivinhar o lugar em que seu adversário vai sacar e devolver com seu golpe preferido. Só não se frustre com os enganos, ou você terá uma longa partida.

Nick Bollettieri

Publicado em 22 de Agosto de 2016 às 10:30


Notícias