Artigo Juvenil

Carta de uma criança tenista aos seus pais

10 pontos para os pais de jovens tenistas ficarem atentos


Como treinador e pai de tenista, sempre vi pais de tenistas loucos se comportarem de maneiras estranhas quando seus filhos jogam. Gritando, fazendo marcações, tentando passar instruções, não conversando com outros etc. Pais, calem a boca!

Dias atrás, sentei perto de pais que me fizeram imaginar o que aconteceria se a criança pudesse lhes responder de forma a pontuar suas opiniões? O que aquela criança diria? Então, aqui está o que imaginei.

Papai e mamãe,

Quero lhes dizer 10 coisas que vocês devem considerar:

  1. Vocês percebem que o tênis é um dos esportes mais injustos que existem? Digo, nós vamos para os torneios e há apenas um vencedor entre 32 jogadores. Minha chance de vencer é de 1 em 32. Façam as contas, por favor.
  2. No tênis, quanto mais alto vou, mais o desfecho da partida é decidido em poucos pontos. Vocês percebem o quão torturante aos nervos é isso? Sim, estou nervoso.
  3. A pressão para vencer não vem de vocês porque vocês desejam que eu vença. Ela vem do meu desejo interior de ser um campeão. E nenhum dos seus gritos ou os gritos de qualquer outra pessoa podem fazer isso aflorar. E se eu não tiver isso dentro de mim?
  4. É meu desejo me divertir, mas vocês adicionam pressão para vencer e tiram a diversão. Qual o problema com isso? É fim de semana!
  5. Sou uma criança, não um adulto miniatura. Vou fazer centenas de erros bobos. Por que preciso escutar um monte sobre isso de vocês depois de eu ter feito o que supostamente deveria fazer: erros? O placar me diz que os fiz. Estou ciente disso, verdade.
  6. Se vocês estivessem sujeitos a toda essa pressão, como reagiriam? Pois as suas questões e a sua linguagem corporal me dizem que vocês não estiveram sujeitos a isso. Do contrário, vocês se afastariam.
  7. Depois que venço ou perco, podemos simplesmente não falar sobre isso? Eu só queria jogar.
  8. Por favor, entendam o placar do tênis. É o único esporte no qual você pode estar vencendo a maioria dos pontos no game e ainda perder. Entenderam?
  9. Eu vou fazer dupla-falta, pois nós simplesmente não treinamos isso o suficiente.
  10. Eu amo vocês, mas, por favor, isso é só um jogo. Não um reflexo da sua renda, dos seus sonhos frustrados, do seu pobre conhecimento do esporte ou qualquer outra coisa. É uma forma de se divertir. Vocês podem ver isso, por favor. Obrigado.
    De agora em diante, aqui vão algumas regras: se eu vencer, escolho onde comer. Se eu perder, vocês escolhem. Isso é tudo o que quero, além de passar o fim de semana com vocês.

Javier Palenque colabora com o site www.tennisconsult.com. Mais informações: jpalenque@yahoo.com

Por Javier Palenque

Publicado em 27 de Abril de 2015 às 00:00


Juvenil/Capacitação carta criança pais

Artigo publicado nesta revista

Orlando Luz

Revista TÊNIS 139 · Abril/2015 · Orlando Luz

Um dos melhores juvenis do mundo é brasileiro!