Instrução Regras

Cara ou coroa?

O que escolher? Opções vão além de sacar ou receber...


 

Moeda ao alto. Cara ou Coroa? Se ganhar, o que você vai escolher? Sacar? Receber? Calma lá, são só essas as suas alternativas? Nada disso, as opções na hora do sorteio vão além disso e as suas escolhas podem ser determinantes na hora do jogo.

Vencer o “cara ou coroa” e decidir sacar ou receber diz muito da estratégia de jogo ou mesmo do posicionamento mental do tenista. Há tenistas que não abrem mão de sacar na hora de iniciar a partida. Eles querem demonstrar confiança e acreditam que começar à frente no placar pressiona o adversário. Há outros, contudo, que sempre preferem receber, pois achavam que podem aproveitar um começo lento do rival para quebrar o serviço e começar na frente.

No entanto, ao ganhar o sorteio, as alternativas não se resumem somente a sacar ou receber. Uma das opções é escolher o lado da quadra em que você quer começar o jogo. Se você optar por isso, fica a cargo de seu oponente decidir se quer começar sacando ou recebendo.

Há espertinhos que, ao vencerem o “cara ou coroa”, logo dizem: “Quero sacar” e vão para um dos lados da quadra. Não aceite isso. Se ele escolher sacar, você pode escolher receber do lado que quiser. Por exemplo, você pode fazer com que ele saque no lado em que o sol está incomodando. Da mesma forma, se ele escolher o lado da quadra, você será o responsável por definir se começa sacando ou recebendo. Ou seja, você ou escolhe sacar ou receber, ou um dos lados da quadra. Nunca as duas coisas.

No entanto, há ainda outra opção de escolha ao vencer o sorteio. Alguns dizem que é uma opção medrosa, outros veem isso como uma forma de jogar a pressão no rival e analisar como está a sua confiança. Mas qual seria essa opção? Passar a vez. Isso mesmo, decidir que você não quer ser o primeiro a escolher se vai sacar ou receber ou mesmo entre os lados. Se assim optar, você passa a vez ao adversário que escolherá sacar ou receber, ou um dos lados, e nunca as duas coisas ao mesmo tempo.

Ao ganhar o sorteio, você tem três opções que dizem muito de qual será a sua tática ou mesmo de como está a sua confiança

Por Arnaldo Grizzo

Publicado em 27 de Outubro de 2014 às 00:00


Regras regra moeda cara ou coroa

Artigo publicado nesta revista

A geometria do Tênis

Revista TÊNIS 133 · Outubro/2014 · A geometria do Tênis

Saiba como se posicionar em cada situação de jogo