Cai o primeiro favorito

Campeão em Roma, Zverev se torna primeiro favorito a dar adeus a Roland Garros

Alemão, que conquistou o Master 1000 na Itália neste mês, perde para Verdasco num jogo de dois dias


 
Poucos duvidam que Alexander Zverev é um dos grandes candidatos a assumir a hegemonia do tênis mundial nos próximos anos. Talentoso e esforçado (combinação perfeita?), o alemão de 20 anos de idade entrou em Roland Garros com um favoritismo credenciado pelo título do último Master 1000 no saibro antes do major francês. Zverev havia conquistado o título em Roma, nove dias antes de sua estreia. 
 
Do outro lado, porém, havia um dos adversários mais difíceis para um cabeça de chave enfrentar na primeira rodada: o canhoto espanhol Fernando Verdasco, 37º do mundo, seis títulos na carreira, sendo quatro em torneios de saibro e ex-número 7 do ranking.
 
A partida começou na tarde-noite da segunda-feira parisiense e Verdasco foi mostrando logo seu cartão de visitas. Com um repertório bastante vasto, o madrilenho quebrou o serviço de Zverev no terceiro e no quinto games, abrindo logo 4-1 na partida. Zverev devolveu uma das quebras no sexto game, mas, depois disso, apenas confirmações de serviços e o espanhol sacou no décimo game para fechar a primeira parcial em 6-4, em 40 minutos. 
 
O segundo set foi uma sucessão de quebras de serviços (cinco em nove games). Verdasco começou logo a série quebrando o saque de Zverev. No game seguinte, devolução da gentileza por parte de Verdasco. Do sexto ao oitavo game, somente quebras e Zverev chegou ao nono game para fechar a parcial em 6-3, também em 40 minutos.
 

Faltou luz natural 

Ao fim do segundo set, ficou nítida a falta de luz natural. Sendo assim, os jogadores foram para seus hotéis e voltaram hoje para o término da disputa. E Verdasco se impôs no terceiro set após um mau começo. Zverev quebrou o saque do rival no terceiro game, após uma batalha de treze pontos. No game seguinte, o número 10 do mundo salvou quatro breakpoints até confirmar seu game de serviço. No sexto game, porém, não teve jeito. Verdasco foi para cima e quebrou o saque do oponente, empatando o set em 3-3. 
 
Após confirmações de parte a parte, o jovem alemão sacava em 4-5 no décimo game. Verdasco teve dois set points no 15-40, mas só aproveitou a segunda chance no ponto seguinte, fechando em 6-4, em uma parcial com 1 hora e 02 minutos de duração.
 
No quarto set, Alexander Zverev parecia abatido e frustrado por não estar conseguindo se impor frente a um confiante e determinado adversário. Verdasco não tomou conhecimento do favoritismo do alemão e, jogando um tênis de alta qualidade, quebrou o saque de Sascha no segundo game e liderou até o fim. No oitavo game, o espanhol sacramentou mais uma quebra e um inesperado e merecido triunfo. Vitória de 6-2 para o veterano de 33 anos e 3 sets a 1, em uma partida que, ao todo, durou 2 horas e 56 minutos. O madrilenho agora enfrenta o francês Pierre-Hugues Herbert, que derrotou o americano Jared Donaldson por 6-4, 7-6 (5) e 6-4.
Por Rodrigo Soares

Publicado em 30 de Maio de 2017 às 15:34


Notícias