Carreira internacional

Brasileiro ajuda universidade a se classificar para a primeira divisão da NCAA

O mineiro Luiz Faria disputará principal divisão do tênis universitário norte-americano


Natural de Juíz de Fora, o brasileiro Luiz Fernando Faria começou com sucesso sua história no tênis universitário norte-americano. Ao conquistar o título de 2016 do Big South Tennis Men´s Championship, no estado de Virgínia, ele classificou sua equipe e universidade para a principal divisão da NCAA (sigla que designa a liga universitária norte-americana).

O mineiro venceu a sexta partida da final, tirando seu time de uma situação desfavorável e empatando a disputa em 3 a 3. Após a virada por parciais de 2/6, 6/4 e 6/2, o confronto foi para seu último duelo, no qual a Coastal Carolina University superou a Presbyterian. Classificada, a equipe do brasileiro estreia na NCAA já no próximo dia 14 de maio.

"Foi uma grande conquista, confronto muito duro e decidido nos detalhes. No meu jogo perdia por 4/2 no segundo set em duelo que daria o título e vaga pra eles, então tirei do fundo da minha alma esse triunfo. Foi demais! Agora vamos com tudo pra divisão principal", afirmou o tenista de apenas 19 anos.

Estudando Bussiness Management desde janeiro deste ano, ele já soma 11 vitórias e apenas duas derrotas em suas partidas em solo norte-americano. Enquanto no juvenil, ele figurou entre os oito melhores tenistas brasileiros e agora segue os passos de nomes de peso como os tops-20 John Isner e Kevin Anderson; e os brasileiros Carlos Alberto Kirmayr, Ricardo Acioly e Dácio Campos.

"O circuito universitário americano é muito forte, vários dos grandes talentos do juvenil e inclusive dos que jogam o circuito profissional participaram dele. Além de ter uma boa formação acadêmica, ainda posso disputar os vários torneios da ATP. Quero seguir o sucesso de outras feras", afirmou confiante o mineiro.

As etapas do NCAA começam no meio do ano durante o período de férias. Em seguida, Luiz Faria deve participar de torneios profissionais futures na Colômbia e no Brasil, programados para junho e julho, respectivamente. Ambos os eventos já valem pontos no ranking mundial. 

Da redação

Publicado em 28 de Abril de 2016 às 13:57


Notícias