Guia Brasil Open

Brasil Open para ver de perto

Em sua primeira edição em São Paulo, o Brasil Open traz tenistas que já figuraram no top 10: Promessa de grandes espetáculos, prato cheio para os fãs de tênis


DURANTE OS ÚLTIMOS ANOS NA BAHIA, muito se criticou o Brasil Open por não estar perto do público, em um grande centro, já que o torneio era sediado dentro de um complexo turístico no magnífico litoral baiano. Depois de 10 anos, o clamor dos fãs do sul foi ouvido e, com apoio da prefeitura e do governo do estado, o Brasil Open "desceu" a São Paulo para uma nova fase.

E essa nova fase parece ser bastante promissora, pois o "line-up" dos tenistas que estão inscritos para participar do evento é de tirar o chapéu, com sete jogadores que já figuraram no top 10 do ranking ATP: David Nalbandian, Gilles Simon, Fernando Verdasco, Juan Carlos Ferrero, Tommy Robredo, Fernando Gonzalez e Nicolas Almagro (ainda entre os 10 melhores franqueados).

Só esta lista bastaria para atrair qualquer fã do tênis para o ginásio do Ibirapuera em São Paulo durante os dias 11 a 19 de fevereiro, pois, com tantos nomes de expressão, é garantia de partidas extremamente disputadas e jogadas de classe para todos os gostos. Além disso, os brasileiros terão a oportunidade de torcer para um tenista da casa com boas chances de vitória, Thomaz Bellucci. Diante desse quadro, a Revista TÊNIS preparou um guia rápido para você poder aproveitar o melhor do Brasil Open 2012 na cidade mais movimentada do País.

FERNANDO GONZALEZ
O "Bombardeirode Reina", como ficou conhecido, está com 31 anos, próximo do fim da carreira, portanto quem nunca viu um jogo seu de perto deve se apressar. Seu forehand - considerado o mais potente do circuito durante anos - é impressionante, com uma técnica singular.

GILLES SIMON
Em 2008, o francês fez o que poucos conseguiram:
derrotar Nadal, Federer e Djokovic numa só temporada. Aos 27 anos, seu jogo tem uma mescla sutil de extrema consistência e fenomenal habilidade. Um dos tenistas mais táticos dos últimos tempos, que derrotou Federer em duas ocasiões e sempre dá trabalho para o suíço.
Fotos: Ron C. Angle/TPL
TOMMY ROBREDO E JUAN CARLOS FERRERO
Dois espanhóis experientes e de estilo clássico que são capazes de encantar o público com jogadas inusitadas de grande habilidade. Vale a pena ficar de olho neles durante o torneio.
DAVID NALBANDIAN
O argentino, um dos tenistas mais talentosos em atividade, está com 30 anos e, mesmo que não no primor da forma física, no auge da técnica. Foi com essa habilidade incrível que ele anotou nada menos que oito vitórias sobre Roger Federer. Suas devoluções são primorosas, seus toques sutis.
FERNANDO VERDASCO
Impossível não ligar o espanhol à conquista da Copa Davis de 2008 na Argentina. Depois disso, o canhoto de 28 anos começou uma escalada que o levou ao top 10, baseado em um estilo digno dos melhores "trocadores de bola" de seu país, mas com uma audácia típica dos grandes canhotos da história do tênis.
Gett y Images Latam/divulgação Adidas
THOMAZ BELLUCCI
Apesar de fãs e críticos muitas vezes não valorizarem o brasileiro, a verdade é que ele é um top 40 e, mais do que isso, reconhecido por adversários e técnicos do mundo todo como tendo um grande potencial - do contrário não teria feito semifinal do Masters 1000 de Madrid no ano passado. Aliás, as condições da quadra do Ibirapuera provavelmente serão parecidas com as de Madrid, ou seja, isso aumenta a chance de Bellucci.
RICARDO MELLO
O campineiro já foi semifinalista do Brasil Open em 2005, sua melhor temporada na carreira. Atualmente, ele volta a mostrar um bom tênis e pode, sim, surpreender alguns dos favoritos com sua regularidade.

 

NICOLAS ALMAGRO

Almagro foge um pouco ao estilo dos tenistas espanhóis tradicionais. Ao invés da consistência, ele usa da potência de seu forehand e da plasticidade de sua esquerda com uma mão para dominar os oponentes. Aos 26 anos, está no auge da forma e é o principal favorito ao título no Brasil novamente.

 

Fotos: sxc.hu

Local dos jogos fica perto de região repleta de opções de lazer

Quali

Tem gente que esquece que um ATP tem "qualifying", que nada mais é do que a competição que começa dois dias antes do torneio em si e quali ca os tenistas vencedores para a chave principal. Neste ano, além de termos diversos brasileiros tentando a sorte, alguns ótimos tenistas que estão rondando o top 100 devem aparecer, tornando o quali catório um ótimo evento para assistir. Fique esperto.

Transporte

Todo mundo sabe que o trânsito em São Paulo é caótico, que vagas em estacionamento são raras etc etc etc. Então, que tal usar o metrô? Desembarque na estação Brigadeiro, na avenida Paulista, e desça pela rua Manuel da Nóbrega até o ginásio do Ibirapuera. A caminhada dá pouco mais de 1,5 km e é em descida. Para baixo todo santo ajuda.

APROVEITE O MELHOR DE SÃO PAULO

Se você é mesmo fanático e vai ficar a semana toda vendo os jogos, aproveite também para desfrutar da cidade de São Paulo. O ginásio do Ibirapuera fica perto da famosíssima avenida Paulista e ao lado de um dos bairros mais chiques da cidade, os Jardins, repleto de opções de alta gastronomia. Então, vamos a algumas dicas para você que quer:

Luna Garcia

BOA COMIDA

DOM - restaurante do premiadíssimo chef Alex Atala, que também é dono do Dalva e Dito, ao lado
www.domrestaurante.com.br

Brasil a gosto - cozinha brasileira de alta roupagem com a chef Ana Luiza Trajano www.brasilagosto.com.br

Fasano - uma referência da capital paulista há anos
www.fasano.com.br

Figueira Rubaiyat - para quem ama carne bem feita em um lugar agradável www.rubaiyat.com.br

A Bela Sintra - o melhor da gastronomia portuguesa
www.abelasintra.com.br

Filet do Moraes - famoso bar/restaurante de ambiente rústico Alameda Santos, 1105 - perto do cruzamento da Al. Campinas

Lellis Trattoria - para quem gosta de cantinas italianas de prato farto
www.lellis.com.br - www.lelliscampinas.com.br

1900 Pizzaria - tradicionalíssima em São Paulo
www.1900.com.br


O arborizado parque do Ibirapuera e o MASP (à esquerda), dois símbolos de São Paulo

UM BOM PASSEIO

Parque do Ibirapuera
Que tal aproveitar as manhãs e passear no parque ao lado do ginásio? É um oásis no meio do cimento paulistano.

Avenida Paulista
Um dos símbolos de São Paulo, aproveite para dar uma caminhada. Dê uma passada pela lindíssima Casa das Rosas, um casarão que abriga exposições de arte, próximo à praça Osvaldo Cruz. Se quiser caminhar um pouco mais, siga até o histórico prédio do Conjunto Nacional, repleto de lojas, cinemas e atividades. Em frente dele também há o Shooping Center 3.

MASP
Outro símbolo da cidade, vale a visita - www.masp.art.br

Shopping Paulista
Bom lugar para fazer compras e bem próximo ao Ibirapuera

Centro Cultural Fiesp
Com espetáculos de teatro, dança, cinema, exposições etc - www.sesisp.org.br

SERVIÇO

Brasil Open 2012
De 11 a 19 de fevereiro no Complexo Desportivo Constâncio Vaz Guimarães (Ibirapuera)

INGRESSOS

premier.ticketsforfun.com.br Preços: De R$ 15 a R$ 100

Horários dos jogos

Segunda a Sexta (13/02 - 17/02) - Início: 12:00 Sábado (18/02) - Início: 15:00 Domingo (19/02) - Início: 13:00

CAMPEÕES DO BRASIL OPEN

2001
Jan Vacek (CZE) v. Fernando Meligeni (BRA) 2/6, 7/6(2) e 6/3

2002
Gustavo Kuerten (BRA) v. Guillermo Coria (ARG) 6/7(4), 7/5 e 7/6(2)

2003
Sjeng Schalken (NED) v. Rainer Schuett ler (GER) 6/2 e 6/4

2004
Gustavo Kuerten (BRA) v. Agusti n Calleri (ARG) 3/6, 6/2 e 6/3

2005
Rafael Nadal (ESP) v. Alberto Marti n (ESP) 6/0, 6/7(2) e 6/1

2006
Nicolas Massú (CHI) v. Alberto Marti n (ESP) 6/3 e 6/4

2007
Guillermo Cañas (ARG) v. Juan Carlos Ferrero (ESP) 7/6(4) e 6/2

2008
Nicolas Almagro (ESP) v. Carlos Moyá (ESP) 7/6(4), 3/6 e 7/5

2009
Tommy Robredo (ESP) v. Thomaz Bellucci (BRA) 6/3, 3/6 e 6/4

2010
Juan Carlos Ferrero (ESP) v. Lukasz Kubot (POL) 6/1 e 6/0

2011
Nicolas Almagro (ESP) v. Alexandr Dolgopolov (UKR) 6/3 e 7/6(3)

Arnaldo Grizzo

Publicado em 2 de Fevereiro de 2012 às 15:08


Torneio

Artigo publicado nesta revista