Um vencedor

Fundador do tênis em cadeira de rodas receberá prêmio máximo da ITF

Brad Parks será homenageado no próximo dia 31 de maio com o Philippe Chartier Award


A International Tennis Fedaration (ITF) anunciou nessa segunda-feira que Brad Parks, fundador do tênis em cadeira rodas, receberá a mais alta distinção da ITF, o Philippe Chatrier Award. A homenagem acontecerá em um jantar em Paris, no próximo dia 31 de maio. O prêmio anual, criado em 1996, é concebido para aqueles que contribuiram significativamente para o tênis. A celebração faz parte do 40º aniversário da modalidade criada pelo norte-americano. Este será o segundo reconhecimento de peso para Parks, que há seis anos passou a integrar o Hall da Fama do tênis internacional.

A história
Parks é um exemplo de como um acontecimento ruim em sua vida pode se transformar em uma solução para outras pessoas. Em 1976, enquanto competia em um em campeonato de esqui em Utah (EUA), ele pousou de mal jeito após um salto e sofreu um acidente que o deixou paralisado da cintura para baixo. O atleta já havia jogado tênis antes do acidente e se questinou, durante sua recuperação, se o esporte não poderia ser praticado de cadeira de rodas.

No hospital, Brad se reuniu com o atleta e terapeuta recreativo, também cadeirante, Jeff Minnebraker. Juntos começaram a trabalhar ideias e regras para o tênis em cadeira de rodas, construíram a cadeira de rodas esportiva e iniciaram uma turnê nos Estados Unidos para promover a nova modalidade.Em 1980, Parks criou exposições e clinicas para ensinar o esporte para crianças e adultos com deficiência física. A Fundação Nacional do Tênis em Cadeira de Rodas (NFWT, na sigla em inglês) nasceu nesse mesmo ano.

Em 1988, Brad Parks se tornou presidente da Fundação Internacional do Tênis em Cadeira de Rodas (IFWT). Na modalidade, ele foi o número 1 do ranking de 1980 a 1989. Quatro anos mais tarde, o tênis em cadeira de rodas passou a integrar os esportes dos Jogos Paraolímpicos, no qual Parks e seu grande rival, Randy Snow, ganharam um ouro duplo para os norte-americanos.

O esporte se integrou à ITF em 1998, tornando-se o primeiro paraesporte a receber uma união em nível internacional. O The Wheelchair Tennis Tour, criado em 1992, possui atualmente 11 torneios internacionais com premiação de US$ 2 milhões.

Da redação

Publicado em 17 de Maio de 2016 às 14:23


Notícias Tênis em cadeira de rodas Brad Parks