A bola é sua

Sugestões, críticas, dúvidas. Escreva para: redacao@revistatenis.com.br


"Parabéns para o João Souza, o Feijão, por ter alcançado o posto de número 1 do Brasil. Ele merece. Rapaz trabalhador. Humilde. Lutador. Com garra. Determinado. Precisamos de mais tenistas como ele."

Fábio Mancini

Tempo

Parabéns pelas reportagens que vocês veiculam. Gostei muito da última edição. Especialmente da matéria sobre os sete pontos que definem o sucesso na transição entre juvenil e profissional. Ótimos tópicos. Reportagem muito esclarecedora. Todos os pais e treinadores deveriam ser obrigados a ler. Ela mostra claramente cada passo que o tenista precisa dar e o tempo que isso leva, além, obviamente, do esforço. É preciso que mais gente compreenda isso para que não percamos tantos jovens com potencial pelo caminho.
Rogério Gonçalves

Orlandinho

Incrível o feito desse garoto Orlando Luz. Ganhar o Banana Bowl e a Copa Gerdau em sequência uma vez já é algo fenomenal, especialmente quando se tem apenas 16 anos. Mas, fazer isso uma segunda vez, é impressionante. Mostra uma maturidade incrível para um rapaz tão jovem. Vamos ficar de olho nele. Se tudo correr bem, tem chances de ser um profissional de sucesso. Tomara.
Nilson Tavares

Ajuste na raquete

Jogo tênis faz uns seis anos. Comprei uma raquete recentemente (Wilson Steam 99S) e foram utilizadas as cordas Luxilon Adrenaline 125, com 59 libras de tensão. Estou sentindo uma dor no antebraço. Antes, eu utilizava uma raquete Babolat com 55 libras de tensão. Será que se eu baixar a tensão para 55 libras não vou sentir esse desconforto?
Eduardo Tohi

Eduardo, a primeira providência seria mesmo baixar a tensão e testar novamente. Em toda troca de raquete há uma adaptação. Dores no punho e antebraço às vezes também podem resultar de uma pegada diferente no cabo, um gripe menor ou maior. Enfim, sugerimos que faça pequenos ajustes e vá testando antes de desistir da raquete.

Resposta: Troquei as cordas e diminui a tensão para 54 libras (o mínimo recomendado para o modelo). Fui para a quadra treinar saques e parece que não está mais doendo o antebraço. Parece que deu certo. Obrigado pelas dicas.

Canhotos

Ótimas reportagens (como sempre) na edição. Para os destros (eu, inclusive), toda vez que vamos jogar com um canhoto (sinistro), sempre fica um ponto de interrogação: mudo minha estratégia de jogo; ataco o backhand dele(a), ou continuo a jogar como se fosse um destro qualquer??!! Para quem gosta de bater uma paralela de direita (eu, de novo), a bola será devolvida (possivelmente, salvo se bater um inside-out) com o drive dele também, se bem que, hoje em dia, o backhand de determinados jogadores é tão bom ou melhor que certos forehand. Resumindo, não é fácil se adaptar, sorte deles (canhotos).
Luciana Simões

Del Potro

E a saga do Delpo continua... O que é uma pena: é até pecado essa direita ter de ficar fora do circuito. E tenho minhas dúvidas se Delpo conseguirá vencer essas lesões. Está com cara de aposentadoria precoce.
Natan Cunha

Assinatura e dúvidas

Sou assinante, gostaria de saber a data de renovação da minha assinatura? Qual possibilidade de receber todas as normas e regras de uma partida de tênis? A terminologia do tênis é sempre em inglês, exemplo: forehands, inside-out, drives, backhand, lobe, entre vários outros. Qual a possibilidade de vocês incluírem em uma próxima publicação toda terminologia em inglês com a sua respectiva tradução para o português, com as devidas explicações?
Manoel Joaquim Meireles Filho

Manoel, para questões de assinatura, pedimos entre em contato com o departamento responsável, por favor, no e-mail assinaturas@innereditora.com.br ou no telefone: (11) 3876-8200.

Sobre as regras, acesse a página: www.itftennis.com/about/organisation/rules.aspx
Lá você tem todas as regras da ITF sobre todos os aspectos do tênis.
Sobre a terminologia, realmente o tênis se apropria muito do inglês. Aqui há um bom glossário:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Glossário_de_termos_do_tênis

Da redação

Publicado em 27 de Abril de 2015 às 00:00


Saque do Leitor João Souza Feijão Orlando Luz Banana Bowl Copa Gerdau canhotos Del Potro

Artigo publicado nesta revista

Orlando Luz

Revista TÊNIS 139 · Abril/2015 · Orlando Luz

Um dos melhores juvenis do mundo é brasileiro!