Ás 06h00

A batalha entre os dois melhores suíços de todos os tempos

Federer enfrenta Wawrinka nesta madrugada em jogo eletrizante pelas semifinais do Australian Open


 

Alarmes dos celulares já programados para as 05:50 da manhã desta quinta-feira? A Rod Laver Arena receberá, às 06 da manhã deste dia 26, o confronto válido pelas semifinais do Australian Open. Cerca de 14.820 sortudos poderão acompanhar de perto o embate entre os dois melhores jogadores suíços de todos os tempos. 
 
De um lado, a lenda Roger Federer, em busca do seu décimo oitavo Grand Slam, 88 títulos na sua incomparável carreira. Só Australian Open, Federer já levou quatro para a sua recheada sala de troféus (2004, 2006, 2007 e 2010). Do outro, Stanislas Wawrinka, 15 títulos na turnê da ATP, três Slams diferentes nos últimos três anos, campeão na Austrália em 2014. O discípulo que sempre buscou alcançar o mestre, e que virou um adversário à altura, apesar da grande desvantagem nos confrontos.

 

Em 21 confrontos em torneios da ATP, são 18 vitórias para Federer. Na única vez que duelaram no Australian Open, em 2011, massacre de Roger nas quartas de finais, em sets diretos e com apenas sete games cedidos (6-1,6-3,6-3). O histórico favorece ainda mais Federer, se analisarmos que as únicas três vitórias de Stan foram no saibro (oitavas de finais no Master 1.000 de Monaco em 2009, final desse mesmo torneio em 2014 e quartas de finais de Roland Garros em 2015). Em “Outdoor Hard” (quadra dura sem cobertura), como a quadra de Melbourne, está oito a zero para Roger Federer. 
 
Mais um dado curioso é que, em Grand Slams, das seis partidas entre Federer x Wawrinka, cinco terminaram em sets diretos. Apenas um jogo teve quatro sets e em nenhuma ocasião público teve a oportunidade de degustar um set decisivo. Quem sabe os dois mestres das quadras não guardaram uma definição em cinco sets para a partida da próxima quinta? Para os amantes do tênis, não haveria roteiro melhor. E quem ganhará? Em primeiro lugar, certamente aqueles que tiverem o privilégio de acordar cedo para ver o duelo.
Por Rodrigo Soares

Publicado em 25 de Janeiro de 2017 às 14:07


Notícias