Aumente as "Horas de travesseiro"

Quer melhorar a performance em quadra? Experimente dormir mais e melhor


Photoexpress.com

VOCÊ SE SENTE MELHOR após uma boa noite de sono. Agora há evidências de que você joga melhor também. De acordo com um estudo publicado em 2009, jogadoras do time feminino da Universidade de Stanford que registraram mais horas de sono melhoraram signi cativamente sua performance, sendo dois segundos mais rápidas no "sprint", batendo e sacando com 24% a mais de precisão e acertando 42% a mais nos drills de profundidade em comparação com seu desempenho após uma noite mais curta de sono. Nenhuma surpresa, elas também se mostraram menos cansadas e com mais energia enquanto jogavam.

"O sono ideal é uma área do esporte que não tem sido priorizada como o condicionamento, a prática e a nutrição, mas claramente pode impactar a performance", diz Cheri Mah, pesquisadora do Stanford Sleep Disorders Clinic and Research Laboratory.

Aqui está como maximizar suas horas no travesseiro:

1. PAGUE SUA DÍVIDA COM O SONO

As atletas do estudo de Cheri Mah aumentaram suas horas de sono para 10. "A maioria dos adultos simplesmente não dorme o su ciente, o que pode levar ao ponto de nos tornarmos signi cantemente de citários de sono", diz a pesquisadora. Embora a maioria das pessoas provavelmente não consiga ter 10 horas de sono por noite, aumentar suas horas regulares de sono, mesmo que por meia hora, pode fazer a diferença nas suas funções do dia-a-dia.

2. MANTER UM CALENDÁRIO REGULAR

Tente ir dormir e acordar aproximadamente no mesmo horário todas as noites ao invés de car acordado durante a semana e dormir bastante nos ns de semanas - o que pode ser prejudicial. A Fundação Nacional do Sono dos Estados Unidos recomenda algo entre sete e nove horas de sono por noite.

O sono ideal é uma área do esporte que não tem sido priorizada como o condicionamento, a prática e a nutrição

3. LIMITE A CAFEÍNA E O ÁLCOOL

A cafeína tem uma meia-vida de aproximadamente seis horas, então tomar uma lata de refrigerante às 21h pode di cultar o seu adormecer. E, ao mesmo tempo em que uma "saideira" pode parecer uma forma de o deixar mais sonolento, ela prejudica a segunda metade de seu sono, fazendo-o acordar "grogue" no dia seguinte.

4. FAÇA DO SEU QUARTO UMA CAVERNA

Minimize a quantidade de luz que entra em seu quarto (máscaras de sono funcionam maravilhosamente). Se você divide o quarto com um parceiro barulhento, use tampões de orelhas para bloquear o barulho. Finalmente, deixe o quarto em uma temperatura agradável, nem tão quente nem tão frio.

From Tennis Magazine. Copyright 2010 by Miller Sports Group LLC. Distributed by Tribune Services

Alyssa Shaffer

Publicado em 14 de Dezembro de 2010 às 16:52


Saúde/Nutrição

Artigo publicado nesta revista

2010 - o ano do Touro

Revista TÊNIS 87 · Janeiro/2011 · 2010 - o ano do Touro