Mudanças

ATP proíbe jogos no carpete em 2009

Entidade não permitirá mais torneios nestas superfícies, atendendo a pedido de principais jogadores


Ron C Angle/TPL
Medida deve prejudicar tenistas mais fortes, como Tsonga
A ATP anunciou uma medida que vai gerar muita polêmica no mundo do tênis. A partir da próxima temporada, estão proibidos torneios oficiais em quadras de carpete sintético, como a que será utilizada na final da Davis entre Argentina e Espanha.

O objetivo da entidade é que todos os torneios nestas condições passem a adotar a superfície dura, assim como aconteceu com os Masters Series de Madri e Paris nesta temporada.

Segundo o diretor de comunicações da ATP, Kris Dent, a medida foi tomada após os 50 melhores tenistas serem ouvidos. "É importante adotar superfícies homogêneas, o que permitirá reduzir o número de lesões", declarou Dent ao jornal francês L´Equipe.

Os protestos contra a decisão já começaram. O francês Jô-Wilfred Tsonga, número 14 do mundo, disse que existem comentários de que a mudança seria conseqüência de um pedido de Federer e Nadal, principais nomes do circuito. "Vamos jogar um tênis onde o mais importante é o tenista ter quatro pulmões e não a variedade dos golpes", criticou Tsonga. O tenista ainda fez dura crítica aos organizadores: "Se um dia Nadal pedir para que todas as partidas sejam disputadas no saibro, o que faremos?".

Outro que adotou discurso parecido com o do francês foi o croata Mario Ancic. O 37º classificado não concorda com os argumentos dos dirigentes e adota discurso parecido com Tsonga. "Se querem que os jogadores desenvolvam todo o seu jogo é necessário que se jogue em quadras mais rápidas. Caso contrário, o jogo fica muito chato", disse Ancic, especialista em quadras mais velozes.

A proibição das quadras de carpete é apenas uma das muitas mudanças programadas pela ATP para a próxima temporada. O projeto ainda deve gerar muitas discussões no circuito.

José Eduardo Aguiar

Publicado em 30 de Outubro de 2008 às 11:22


Notícias