Ative-se!

Dicas para ajudar seu corpo e sua mente ficarem no ponto certo para entrar em quadra


fotos: Ron C. Angle/TPL e João Pires/Fotojump

O leitor já aprendeu sobre a importância do relaxamento para o bom desempenho nas quadras, na edição 74. Nesta edição, o assunto é a ativação. "Uai, mas estar em quadra já não significa que estou ativo, sô?", diriam os amigos mineiros. Acontece que há procedimentos específicos de ativação que, bem usados, também aperfeiçoam a performance do tenista.

De acordo com Becker Jr. (1998), as técnicas de ativação formam um conjunto de estratégias cujo objetivo principal é controlar a ativação fisiológica, buscando, em geral, o aumento da mesma.

Há momentos da competição em que o atleta necessita de baixos níveis de ativação, conseguidas através de técnicas de relaxamento e, em outros momentos, ele precisa de uma ativação maior.

O tenista que modula sua ativação do relaxamento à máxima ativação, conforme sua necessidade, tem muito mais chances de desempenhar seu nível de jogo plenamente (ver no Faça Fácil abaixo). Ainda segundo Becker Jr., entre os indicadores de aumento da ativação positiva (ou seja, que aumentam as sensações positivas que acompanham as realizações desportivas), temos:

1. Respiração: frequência respiratória aumenta e inspiração fica mais forte;

2. Movimento: aumenta a intensidade do movimento; movimento fica mais rápido;

3. imaginação: aumentam imagens de movimentos rápidos e dinâmicos, e de situações de força;

4. Linguagem interna: aumentam as frases estimulantes ("Eu quero, eu posso!") e as palavras chave positivas ("Garra! Vamos!).

Para o leitor ter uma idéia de como as ações de ativação variam de um jogador para outro. O austríaco Thomas "Monster" Muster, por exemplo, saltava sem parar um banco sueco (aquele banco de madeira baixo e comprido, em geral encontrado em ginásios esportivos e vestiários) para lá e para cá antes de entrar na quadra e o "tourinho" Rafael Nadal dá seus saltitos de boxeador antes de o jogo começar e nas viradas. Há ainda tenistas que preferem ouvir música clássica em frente a uma bela represa enquanto se alongam (como esta colunista fazia antes de partidas no saudoso Clube de Campo do Castelo, em São Paulo).

O importante é que o jogador se conheça bem. Há aqueles que precisam ativar a respiração e soltar a ansiedade em movimentos rápidos e bruscos e outros que precisam modular a respiração de modo a diminuir a ansiedade para entrar em quadra com mais possibilidades de êxito.

Mesmo durante a partida, ativar-se positivamente é fundamental. Quem já não saltitou entre um ponto e outro, buscando uma reação física positiva quando o adversário acabou de passá-lo no placar? Ou que não parou e usou todos os segundos a que tinha direito sentado na virada com a toalha na cabeça para isolar-se do mundo e retomar sua linha de jogo?

#Q#

FAÇA FÁCIL

1. RITUAL PRÉ-JOGO ENVOLVE ATIVAÇÃO

Se você tem um jogo às 9h da manhã, deve acordar pelo menos três a quatro horas antes, dar um trote leve de quinze minutos, alongar-se antes do café da manhã e fazer o último bate-bola (se não der, paredão ou outra forma de ativação) no máximo vinte minutos antes do jogo, para que o aquecimento se mantenha. Dez minutos antes do jogo tem lugar a ativação predominantemente mental: palavras de encorajamento, visualizações, respirações profundas, enfim, o que você e seu treinador perceberem que funciona melhor para você.

2. DURANTE A PARTIDA VOCÊ PODE USAR A ATIVAÇÃO POSITIVA

Quando estiver perdendo, ou sentindo seu corpo preguiçoso, saltitos no lugar antes de sacar ou de receber o saque, acompanhados de palavras-chave positivas ("Vamos!", "Garra!", "Você pode!" etc) fazem muito por seu corpo e por sua mente. A ideia é se ativar, e não se exaurir, portanto, use sua energia corretamente!

3. NAS VIRADAS VOCÊ TAMBÉM PODE SE ATIVAR

Parar ou não nas viradas depende do momento psicológico e, sempre, do seu preparo físico. Normalmente, os tenistas usam as viradas para se hidratar, se alimentar, descansar e pensar na estratégia do jogo. Mas, esse momento pode ser usado também como ativação. Se você está buscando uma partida, o momento é bom, você está com "gás", pode se hidratar mais rapidamente e virar de lado com saltitos, andar no fundo da quadra, com o olhar nas cordas da raquete, visualizando suas melhores jogadas. Ou seja, "acelerar" seu adversário. Do mesmo modo, se estiver perdendo, ative-se de maneira mais lenta, procure usar todo o tempo que puder sentado para respirar fundo, concentrar-se e pensar como fará para virar o jogo. Ou seja, "quebre o ritmo" de seu adversário.

4. ENTRE AS PARTIDAS, NOS TORNEIOS, VOCÊ PODE MANTER SUA ATIVAÇÃO

Torneios interrompidos por chuva, partidas atrasadas, falta de quadras para treinar durante o torneio. Estes problemas são comuns, principalmente na vida dos tenistas infanto-juvenis que viajam pelos circuitos brasileiros e sulamericanos. Manter a ativação entre os jogos, principalmente o foco mental, parece impossível. Estabeleça com seu treinador uma rotina de exercícios, respirações, visualizações e atividades de relaxamento que você possa manter diariamente, independentemente de ter quadras ou tempo bom.

Bibliografia: Becker Jr, B; Samulski, D. Manual de Treinamento Psicológico para o Esporte. Porto Alegre: Feevale, 1998.

Suzana Silva é diretora da Suzana Silva Promoções. contato@suzanasilvapromocoes.com.br

Suzana Silva

Publicado em 26 de Janeiro de 2010 às 15:17


Instrução - Mental

Artigo publicado nesta revista

Agassi - o herói revelado

Revista TÊNIS 76 · Fevereiro/2010 · Agassi - o herói revelado