Instrução Duplas

Ataque a rede

Reconheça a oportunidade ideal para avançar em quadra nas duplas


Jogo Duplas

O JOGO DE DUPLAS É UM CENÁRIO de mudanças repentinas e repleto de decisões rápidas. Você deve cruzar, ou cobrir somente seu lado na rede? Você deve se aproximar da rede ou esperar por uma melhor chance? Deve volear a bola baixa e no meio, ou correr mais riscos ao ir para o corredor? Há diversas escolhas de jogadas que você pode executar e, geralmente, as respostas não são exatas. Porém há uma exceção: se, por acaso, você vir as costas do seu adversário, é sinal de que deve atacar.

A tática

Imagine a seguinte situação: você e seu parceiro estão posicionados na linha de base e um de vocês despacha um lob alto e fundo que, consequentemente, força seus oponentes a se afastarem da rede. Assim que perceber que um dos rivais deverá ficar de costas para a rede ao defender-se do lob, você e seu parceiro devem avançar e se aproximar da rede. Pouco antes de o oponente devolver a bola, faça um split-step e se prepare para atacar.

Tome cuidado para não ficar muito perto da rede. Como seu adversário foi forçado a rebater uma jogada difícil, há grande possibilidade de ele ou ela executar outro lob em seguida. Então, seu split-step deve ocorrer logo atrás da linha de saque. Com esse posicionamento, você pode lidar com qualquer jogada que o oponente disparar para o seu lado. Lembre-se: se observar as costas do(s) adversário(s), chegou o momento de avançar e atacar a rede.

From Tennis Magazine. Copyright 2014 by Miller Sports Group LLC. Distributed by Content Agency

Por Greg Moran

Publicado em 5 de Julho de 2014 às 00:00


Duplas jogo duplas tática oportunidade ideal

Artigo publicado nesta revista

9x NADAL

Revista TÊNIS 129 · Julho/2014 · 9x NADAL

Retrospectiva com os títulos do maior jogador da história no saibro