As três fases de um ponto

Quer saber como fazer para sobrar aquela bola limpinha para você bater aquele winner tão sonhado? Então identifique as fases do ponto e entenda o que fazer em cada uma delas


QUANDO ASSISTIMOS A jogos profissionais ao vivo ou pela tevê, algumas jogadas espetaculares nos enchem de prazer e ficam em nossa memória - e muitas vezes na memória do "You Tube" (popular site de vídeos da internet) - para sempre. Quem assistiu ao US Open deste ano pode ter gravado o "smash lob" de Roger Federer sobre Novak Djokovic na semifinal, entre outras jogadas incríveis dos astros do nosso esporte favorito. No entanto, o que muitos tenistas, mesmo os mais avançados, não sabem, é que a maioria dos pontos ganhos em uma partida de tênis acontece como conseqüência de erros e não de bolas vencedoras espetaculares. Ficou triste?

Neste sexto artigo sobre táticas fundamentais para jogos de simples e duplas, vamos explicar como você pode construir uma jogada com maiores probabilidades de sucesso, fase a fase!

FASE 1 - CONTROLAR
O objetivo do tenista na primeira fase é tomar o controle do ponto. Ou seja, através da primeira bola - saque ou resposta de saque - já imprimir seu ritmo e deixar o adversário em uma situação defensiva ou neutra. Como fazer isto? a) no saque: sacar fundo (como você viu no artigo anterior) é uma escolha esperta para evitar o ataque adversário. O controle de direção do serviço é outro aspecto a ser trabalhado. Sacar aberto no ponto mais fraco do adversário, sacar no meio em direção ao corpo, ou ainda sacar no "T" são opções que você deve considerar, estudando cada oponente e percebendo o que mais incomoda em cada um. Portanto, treine.

Em um segundo saque curto, uma resposta angulada é uma boa opção

b) na resposta de saque: além da devolução no fundo e no meio da quadra que você também aprendeu no artigo anterior, a resposta angulada a um segundo saque curto é mais uma opção para se praticar. Com esta devolução você pode desequilibrar seu adversário logo de cara!

c) nas trocas de bola de fundo: considere pegar o controle do ponto cruzando bolas fundas na direção do ponto mais fraco de seu oponente, como você aprendeu no artigo anterior (só para reforçar! Ok... está bem, não falo mais...).

#Q#

FASE 2 - MACHUCAR
O objetivo desta fase que segue ao golpe de CONTROLE é fazer o adversário correr para cá e para lá, tirando-o de sua base, seu equilíbrio. Um tenista desequilibrado (calma, não estamos falando dos malucos!) não consegue efetuar um golpe ofensivo, certo? Você pode dar uma bola em cada lado (padrão 1-1), ou duas bolas em um lado e uma bola no outro (padrão 2-1). Como praticar isto? JOGUINHO: coloque alvos fundos nos cantos da quadra. Praticando com seu professor ou companheiro de treino, depois de acertar as bolas em um dos padrões (1-1 ou 2-1), um ponto normal é disputado. Se estiver com um amigo, revezem as posições depois de cada game.

Aprenda a terminar o ponto com segurança

FASE 3 - FINALIZAR
Finalizar um ponto é o resultado direto de quão bem você executou as fases anteriores! Por exemplo: se você pegou o controle do ponto no saque e machucou seu adversário em seguida, provavelmente vai "sobrar" um canto mais aberto da quadra para o qual você pode direcionar a bola vencedora. Mas, atenção! Se as fases anteriores foram bem feitas, você não precisará Finalizar finalizar com uma bola em cima da linha! Suas finalizações ficarão mais seguras e você cometerá menos erros não forçados. Como praticar isto? JOGUI NHO: desenhe com fita crepe ou, risque no saibro, uma margem de segurança de três pés para dentro das linhas laterais da quadra. Cada jogador que saca tem até cinco bolas para finalizar o ponto dentro das margens de segurança. Se conseguir, marca um ponto; se não, seu adversário pontua. A cada quatro pontos marcados, os jogadores trocam de posições (sacador X recebedor). Bons treinos e divirtam-se!

Bibliografia básica Nick Bollettieri and Lance
Luciane´s Strategie Zone, Level 1 Coaches, 2007

Suzana Silva

Publicado em 2 de Outubro de 2008 às 07:04


Instrução - Tática

Artigo publicado nesta revista