Hermanos

Argentina conquista primeiro título sul-americano da Copa Davis

Delpo e Delbonis foram decisivos para alcançar feito na competição centenária


Enfim, o troféu da Copa Davis veio dar o ar da graça na América do Sul. Disputada desde 1900, a competição entre nações nunca havia sido vencida por um país sul-americano até este domingo, quando a Argentina derrotou a Croácia de virada, por 3 a 2. As vitórias decisivas vieram no último dia de confrontos, com triunfos de Juan Martin del Potro (38º) e Federico Delbonis (41º), sobre Marin Cilic (6º) e Ivo Karlovic (20º), respectivamente. Além de fazer história no torneio, o time azul-celeste encerrou o jejum de títulos que já perdurava quatro finais (1981, 2006, 2008 e 2011).

Em busca do bicampeonato, a Croácia tentou repetir o feito de 2005 e chegou a largar na frente no primeiro confronto, disputado na sexta-feira; e a retomar a dianteira novamente no sábado, na disputa de duplas. Deixando, então, a vantagem escapar no último duelo. Apesar de jogar na casa do adversário, a Argentina contou com uma barulhenta torcida nas arquibancadas da Zagreb Arena, que pareceu motivar ainda mais os tenistas. A festa do inédito título durou até o encerramento da conferência de imprensa, quando os argentinos cantaram animados “We Are The Champions”.

“O que Del Potro fez foi incrível! Ele representou seu país com muito orgulho e também mostrou o ótimo jogador que é. Ele fez o que parecia ser impossível, enquanto Federico jogou uma partida perfeita”, comentou o capitão argentino Daniel Orsanic. Responsável pela vitória que rendeu o título, Delbonis também falou sobre a partida: “Acredito que todos nós somos ótimos jogadores. Eu fui escolhido para este jogo, mas qualquer um do time estaria pronto para o desafio”. “Esta é definitivamente minha melhor vitória na Davis!”, comemorou.


Confira abaixo o resultado da final da Copa Davis 2016:

Marin Cilic (CRO) x Federico Delbonis (ARG) 6/3, 7/5, 3/6, 1/6 e 6/2
Juan Martin del Potro (ARG) x Ivo Karlovic (CRO) 6/4, 6/7 (6-8), 6/3 e 7/5
Marin Cilic (CRO)
Ivan Dodig (CRO)
x Juan Martin del Potro (ARG)
Leonardo Mayer (ARG)
7/6  (7-2), 7/6 (7-4) e 6/3
Juan Martin del Potro (ARG) x Marin Cilic (CRO) 6/7 (4-7), 2/6, 7/5, 6/4 e 6/3
Federico Delbonis (ARG) x Ivo Karlovic (CRO) 6/3, 6/4 e 6/3
Da redação

Publicado em 28 de Novembro de 2016 às 14:56


Notícias Copa Davis Davis Cup Argentina Croácia Juan Martin del Potro Federico Delbonis Marin Cilic Ivo Karlovic