Panorama

Após título no Rio, Nadal soma no ranking e abre 2 Slams de diferença para Djokovic

Espanhol abriu 4 mil pontos de margem para rival número 2 do mundo. Dolgopolov e Andujar, destaques no Rio, também subiram na tabela da ATP


Londres (Reino Unido) - Rafael Nadal continua soberano na liderança do ranking da ATP. Após vencer o Rio Open, no último domingo, o espanhol chegou a um total de 14.580 pontos, ficando exatamente a 4 mil de diferença para o sérvio Novak Djokovic, que joga esta semana o ATP 500 de Dubai. 

A margem é tamanha que equivale a duas conquistas de Grand Slam (o vencedor de um torneio deste porte ganha 2 mil pontos no ranking). E vencer torneios que não estavam na sua lista do ano é primordial para o Rei do Saibro, já que ele defenderá um "caminhão" de pontos a partir de agora.

 

Confira o ranking da ATP atualizado!

Só no saibro, Rafa não perde há 28 jogos - desde a final do Masters 1000 de Monte Carlo, em abril do ano passado - e acumula quatro títulos desde o torneio em Mônaco. São: Masters 1000 de Roma e Madri, ATP 500 de Barcelona, Roland Garros e Rio Open.

No top 10, não houve mudanças. A terceira posição do ranking é o suíço Stanislas Wawrinka, seguido do espanhol David Ferrer, do argentino Juan Martin Del Potro e do tcheco Tomas Berdych. O britânico Andy Murray ocupa o sétimo lugar, o suíço Roger Federer está em oitavo, seguido dos franceses Richard Gasquet e Jo-Wilfried Tsonga.

Campeão do ATP 250 de Marselha, o letão Ernests Gulbis subiu cinco posições e entrou para o top 20, em 18o lugar. Semifinalista no Rio Open e que levou Nadal ao extremo em jogo eletrizante, o espanhol Pablo Andujar ascendeu seis lugares e estacionou no 34o posto. Finalista no torneio carioca, o ucraniano Alexandr Dolgopolov subiu 16 posições e foi ao 38o lugar. 

Da redação

Publicado em 24 de Fevereiro de 2014 às 11:41


Notícias Rafael Nadal Novak Djokovic pontuação diferença Rio Open