Rápido e certeiro

Aperfeiçoe seu golpe: primeiro saque

Duas dicas para você melhorar uma das armas mais essenciais do jogo de tênis


Não há melhor arma no tênis do que um grande primeiro serviço. Você conhece os elementos básicos: empunhadura Continental, corpo completamente esticado e pronação. Pat Dougherty, professor de saque da academia de Bollettieri, aponta mais uma coisa: o ângulo do tórax. Dougherty usa a vara dos saltadores com vara como exemplo. Antes da aceleração para cima começar, a vara se torce e o centro dela, ou seu tórax, aponta para o céu. Seu peito deve fazer a mesma coisa no saque. "O ângulo do tórax é um fundamento crítico que se perdeu em muitos jogadores", Dougherty afirma.



Dicas rápidas

  • Quando mais rápido sua raquete se mover, mais forte será seu saque. É simples, mas Dougherty ainda acha que as pessoas não compreendem totalmente o conceito de velocidade na cabeça da raquete. Ele geralmente vê alunos atingindo a velocidade máxima após o contato. A aceleração deve vir antes da batida, e atingir o máximo no contato.
  • Para aumentar a velocidade de seu saque, ficar fora da quadra talvez ajude. Dougherty pede a seus alunos que saquem na direção do alambrado atrás da quadra. Isso tira a rede e o quadrado de saque da equação, e faz com que os alunos se concentrem na velocidade da cabeça da raquete e no ponto de contato apropriado.
Tom Perrotta

Publicado em 9 de Maio de 2016 às 09:15


Notícias Saque Primeiro saque Técnica de tênis