Antecipe-se e vença

Para se tornar um melhor jogador, é preciso saber ler as jogadas do adversário e antecipar-se a elas


Ella Ling_Ron C Angle Productions_BEImages Sports
McEnroe seguramente foi um dos tenistas que melhor sabia "ler" as jogadas e antecipar-se, cortando os ângulos da quadra

O que faz com que o jogador esteja sempre no lugar certo e com um "timing" perfeito? Qual o segredo de Roger Federer e Andre Agassi para responder um saque de 210 km/h e acertar a bola no meio das cordas, pegando na frente? Qual o segredo para não correr tanto e ainda assim chegar bem em todas as bolas? Antecipação. Um requisito indispensável para um grande jogador de tênis é a antecipação. Esta habilidade, embora não seja tão visível aos nossos olhos, é um dos fatores de maior influência para que o tenista alcance um bom nível de jogo. A antecipação consiste em prever o mais cedo possível o trajeto e os efeitos da bola que vem em sua direção e, a partir dessa informação, dar uma resposta apropriada ao seu golpe.

Em 2008, a Revista TÊNIS entrevistou Larry Stefanki, um dos maiores treinadores do mundo, que definiu John McEnroe como um dos tenistas que melhor se antecipava. Eis o que ele disse sobre a habilidade do norte-americano: "Quando todos pensavam que ele (McEnroe) era extremamente rápido, ele não era. Ele podia reconhecer o que o adversário ia fazer, dependendo de onde estava na quadra. Reconhecimento de ângulos. Ele processava no cérebro as opções que o oponente tinha e, por isso, parecia rápido. Ele cobria certas áreas antes mesmo de o cara tentar o golpe. Ele podia dizer o que o outro ia fazer antes de fazer. É quase como um jogo de xadrez em que você vê alguns lances à frente".

DIFERENTES TIPOS DE ANTECIPAÇÃO
1. Antecipação perceptiva: consiste em "ler" a trajetória da bola após ela ser impactada pelo adversário. Neste caso, é muito importante prever a velocidade, altura, direção e efeitos. Esse tipo de antecipação acontece depois que o adversário golpear a bola.

2. Antecipação tática: consiste em prever o que o adversário fará em uma situação (antecipação total) ou o que ele não fará (antecipação parcial). Para isso, é importante conhecer e estudar as características (tanto antes quanto durante os jogos) dos seus oponentes.

3. Antecipação geométrica: consiste em ler a intenção do adversário como consequência de sua posição na quadra. Para isso, é necessário que o jogador tenha conhecimento das probabilidades de jogadas relacionadas com os ângulos e zonas da quadra. Essa habilidade baseia-se em cobrir a quadra, tanto no fundo quanto na rede. Esse tipo de antecipação acontece, geralmente, antes do impacto da bola pelo oponente.

4. Antecipação técnica: consiste em prever o que o adversário fará lendo os seus mecanismos técnicos: empunhaduras, equilíbrio, lançamento da bola (no saque), posição do corpo, preparação da raquete, ponto de contato etc. Este tipo de antecipação, usualmente, ocorre antes do impacto com a bola.

Dom natural ou treinamento?
A antecipação é uma habilidade natural de cada jogador e não há muito que fazer para trabalhá-la? Ou ela pode ser melhorada através do treinamento? Resposta: em muitos casos, a antecipação é uma habilidade nata, mas, com certeza, ela pode ser melhorada. Para isso, faça treinos específicos de antecipação, utilize exercícios no treino que se assemelhem ao máximo com a realidade de um jogo e incremente sua quantidade e variedade de partidas em competição.

Ron C. Angle _ BEImages Sports
Agassi tinha uma das melhores devoluções de saque do circuito graças ao seu poder de antecipação

Exercícios
Vejamos alguns exercícios que podem ajudá-lo a melhorar a sua antecipação:

Utilize comandos de voz ou palavras chaves para facilitar a identificação da bola que vem do outro lado da rede. Exemplos: efeito (slice, spin), direção (esquerda, direita), altura (baixa, alta), profundidade (curta, funda).
Ao observar o seu adversário golpeando uma bola, procure vê-la assim que sair das cordas da raquete. Quanto mais tarde e quanto mais alta (na sua trajetória) você reconhecer como a bola vem, pior será a sua antecipação. Desenvolva técnicas de "leitura" para observar:

O posicionamento do adversário na quadra
A empunhadura do rival
O movimento do adversário
O ponto de contato
Os movimentos do corpo do oponente
O som do impacto

Analise seu adversário, definindo quais são as prováveis jogadas que ele irá executar. Isso pode ser praticado em um treino, descrevendo em uma folha de papel quais são as jogadas preferidas do seu parceiro de treino e quais ele provavelmente não irá fazer.

Treine seu posicionamento para cobrir as diferentes partes da quadra de acordo com as possibilidades de cada jogada.

A antecipação está muito relacionada com o amadurecimento do jogador. Para acelerar esse processo e, por consequência, melhorar sua antecipação, jogue bastante pontos/partidas nos seus treinamentos e participe de jogos oficiais.

Cesar Kist - Depto. De Capacitação Da Cbt

Publicado em 23 de Julho de 2009 às 09:29


Instrução - Tática

Artigo publicado nesta revista

15x Federer

Revista TÊNIS 70 · Agosto/2009 · 15x Federer