Ready?Play!

Alguém para torcer

Editorial - Edição 120


Bruno Soares

DESDE QUE GUGA PRECISOU PASSAR pela segunda cirurgia no quadril e depois disso passou a ter poucas grandes campanhas no circuito, as pessoas que aprenderam a gostar de tênis por causa dele sempre ficavam se perguntando para quem iriam torcer quando ele parasse definitivamente. Guga “acostumou mal” seus fãs, habituando-os a ligar a televisão no fim de semana e ter alguém por quem torcer nas rodadas finais dos torneios.

Isso fez com que os tenistas brasileiros que se seguiram a ele tivessem que carregar uma grande carga de pressão por resultados para satisfazerem essa parcela de amantes do esporte que ficou acostumada a acordar cedo nos sábados e domingos esperando por um duelo que envolvesse um representante nacional. Há quem, às vezes, dê um pouco dessa satisfação ao público em alguns momentos como Thomaz Bellucci, mas, diante de um circuito tão acirrado, não é fácil fazer como Djokovic, Nadal, Federer e Murray que regularmente aparecem nas finais.

No entanto, aos poucos, esse público “de tenistas brasileiros na tevê nos finais de semana” vai voltando a sintonizar os canais de tênis nos sábados e domingos e tem encontrado alguém por quem torcer. Em 2013, Bruno Soares e Marcelo Melo definitivamente entraram para o rol dos principais duplistas do mundo. Cada um com seu parceiro, eles têm tido sucesso e, semana após semana, estão nas rodadas decisivas dos torneios que participam. No US Open não foi diferente. Ambos chegaram à semifinal e, por azar do sorteio na chave, acabaram se enfrentando. Bruno foi à final. Perdeu, assim como Marcelo havia perdido a de Wimbledon, mas o que interessa mesmo é aquela sensação de que, se não der nada errado, um deles estará nas finais. São favoritos. Jogam para ganhar. É essa sensação que alguns fãs querem ter, mesmo sabendo que o mais comum nesse esporte é a derrota, e não a vitória.

Enfim, para todos nós, esses duplistas dão uma excelente notícia. Bruno está classificado para o ATP Finals, em Londres. Será a primeira vez que um brasileiro disputa a competição que encerra a temporada desde 2001, quando Guga participou pela última vez. Mais do que isso, falta pouco para que Marcelo também confirme sua vaga. Ou seja, há boas chances de que todos possam torcer por dois brasileiros e, quem sabe, sonhar com uma final entre eles. Vamos torcer.

Bom jogo!
Arnaldo Grizzo e Christian Burgos

Da redação

Publicado em 22 de Setembro de 2013 às 00:00


Editorial Bruno Soares Marcelo Melo US Open ATP Finals Guga Gustavo Kuerten Thomaz Bellucci Djokovic Nadal Federer Murray

Artigo publicado nesta revista