Agora ou nunca

Pensando em trazer crianças para o tênis e mantê-las motivadas? Este é o momento


O final de 2012 promete. Atrações de peso se apresentarão em dezembro no Brasil, os nossos tenistas vêm se destacando novamente no cenário internacional, as férias escolares estão se aproximando, ou seja, tudo está confluindo para fazer com que a meninada se apaixone verdadeiramente pelo tênis. Então, este é o momento de agir.

Inovafoto

CONVOQUE AS CRIANÇAS PARA A TORCIDA

Os grandes ídolos esportivos sempre influenciaram o aumento de praticantes em diversas modalidades e, no que diz respeito ao tênis, não poderia ser diferente. O carisma de Guga – semelhante ao fenômeno de popularidade do futebolista Neymar, mesmo entre os brasileiros que não praticam nem acompanham futebol – trouxe milhares de crianças, jovens e adultos para as quadras. Mas, se ficarmos sentados aguardando o surgimento de outro tenista com brilho pessoal semelhante, podemos nos frustrar. Guga, Neymar e Senna, apenas para dar alguns exemplos, romperam as barreiras do esporte, tornando-se ídolos por serem, além de atletas, pessoas excepcionais.

Então, podemos prestar mais atenção ao que nossos tenistas estão fazendo agora mesmo, e torcer por eles ao vivo. Além da bela campanha de nossos duplistas em 2012, tivemos a volta do time brasileiro ao Grupo Mundial da Copa Davis, a conquista de Thomaz Bellucci em Gstaad e a boa performance dos brazucas nos Challengers e Futures do segundo semestre.

Se houver uma disputa de torneio profissional em sua cidade, não deixe de ir e levar seu filho. Já disseram que a torcida é o 12o jogador em campo. Você pode imaginar a força recebida e empenhada por um tenista brasileiro quando joga com arquibancadas lotadas a seu favor? A plateia gosta das vitórias, mas esperamos que possa ser também compreensiva com as derrotas, aplaudindo o esforço que, no caso do tenista, não é pouco, acredite.

Lembre-se: logo no começo de 2013 teremos o Brasil Open. Então, vamos! Este é o momento!

PRESTIGIE OS “SHOWS” DO TÊNIS

Some-se a isso um elenco estrelado masculino e feminino de top 10 de simples e duplas, e a diversão está mais do que garantida. Não precisamos nem ressaltar a presença de Roger Federer, pois a imprensa escrita e eletrônica já o fez à exaustão. No Rio de Janeiro ainda temos Novak Djokovic contra Guga. São eventos imperdíveis.

ATENÇÃO À PROGRAMAÇÃO DE FÉRIAS DO SESC E CLUBES DA PREFEITURA DE SUA CIDADE: É GRÁTIS

Nas grandes férias escolares de verão, muitas unidades do SESC e Clubes Escola das prefeituras de todo o Brasil realizam vivências e aulas abertas para que crianças e adultos possam ter seu primeiro contato com a modalidade. Além das vivências, grandes nomes do tênis profissional brasileiro dão as caras em partidas de exibição e workshops, que não raro surpreendem frequentadores desavisados.

No SESC Verão de 2012, as tenistas Roxane Vaisemberg e Vivian Segnini deixaram os frequentadores do SESC Belenzinho, em São Paulo, de queixo caído, com performances praticamente coreográficas de grand willies, bate-prontos, deixadas, lobs e outras graças em meio à pancadaria das trocas de bola de fundo de quadra. Um verdadeiro show de habilidade e simpatia. Então, fique esperto.

Inovafoto

Você pode imaginar a força recebida e empenhada por um tenista brasileiro quando joga com arquibancadas lotadas a seu favor?

CLÍNICAS E TORNEIOS DE FÉRIAS

Muitos clubes, academias e escolas promovem treinos intensivos de férias para colocar a garotada em atividade e preparar aquelas que competem mais a sério para os novos desafios do ano seguinte (as chamadas pré-temporadas).

Nas pré-temporadas, os treinadores aproveitam para ensinar golpes ou jogadas novas, e para realizar melhoras biomecânicas que precisam de mais tempo para automatização. Essas mudanças mais significativas são feitas na pré-temporada para que, quando a criança voltar a competir, elas já estejam devidamente “instaladas” e confiáveis.

Inovafoto

Ron C. Angle/TPL

Jogar torneios ou partidas com adversários diferentes é uma maneira de reforçar o que foi aprendido até o momento e de conhecer outras crianças que jogam tênis. Caso a família tenha oportunidade de viajar, deve colocar a raquete na bagagem, pois, quem sabe, aparece uma quadra disponível e um adversário novo? Então, não perca essa oportunidade.

O QUE NÃO PODE?

O que não pode, não vale, nem tem graça nenhuma são as crianças que jogam tênis e gostam do esporte ficarem o dia todo sentadas no sofá vendo televisão ou atrás de uma mesa de computador ou videogame. Não pode também termos quadras públicas de menos e políticos gastando nosso dinheiro demais.

No que depender dos professores, dirigentes e organizadores de eventos esportivos interessados e interessantes, não faltarão atrações, aventuras e muito tênis brasileiro.

Suzana Silva

Publicado em 16 de Novembro de 2012 às 15:52


Juvenil/Capacitação

Artigo publicado nesta revista