Marca histórica

Absoluto, Nadal inicia contagem regressiva para se tornar oitavo maior líder da história

Espanhol completa sua 74ª semana na liderança do ranking e superará Lleyton Hewitt, que ficou 80 semanas no topo do tênis mundial


Divulgação
Nadal mantém uma confortável vantagem no ranking da ATP em relação a Roger Federer, segundo na lista
Com o fim dos grandes torneios da temporada de 2010 após a final da Copa Davis há mais de uma semana, o ranking da ATP se mantém estático até o início das atividades em 2011 e quem ganha com isso é Rafael Nadal, líder isolado da lista da entidade. Com 12.450 pontos, um pouco mais de 4000 de diferença para Roger Federer, o espanhol de 24 anos completou sua 74ª semana na liderança e se aproxima do australiano Lleyton Hewitt para se tornar o oitavo maior líder da história.

Desde que o sistema de ranking foi criado em 1973, apenas 24 tenistas chegar ao topo do tênis. O Brasil tem orgulho de fazer parte dessa história através de Guga, que liderou o tênis por 43 semanas entre 2000 e 2001, sendo o 12º maior líder. Por sua vez, Nadal está a apenas seis semanas de desbancar Hewitt e a marca deverá ser superada na semana do Australian Open, já que é garantido que o pentacampeão de Roland Garros não perca sua condição de melhor jogador até, pelo menos, o mês de março.

Rafa foi número um por 46 semanas entre 2008 e 2009 e está no topo há 28 semanas consecutivas. O maior líder da história do tênis é ainda o norte-americano Pete Sampras, o qual ficou permaneceu nessa condição por 286 semanas, seguido de perto por Roger Federer, que está a apenas uma semana de distância. Porém, em questão de semanas consecutivas, o suíço é o maior com larga vantagem para o segundo colocado, o norte-americano Jimmy Connors. Das 285 semanas na liderança do ranking, foram 237 seguidas pelo atleta natural da Basileia, enquanto que Nadal é o oitavo da lista, empatado com o sueco Bjorn Borg em 46 semanas.

Confira as últimas notícias de Rafael Nadal...

+ Liderados por Nadal, "Armada Espanhola" garante 20 lugares no Aberto da Austrália

+ 'Vítima' de crise, Nadal tem contrato com Ilhas Baleares reduzido em dois milhões de euros

+ Nadal e Djokovic confirmam exibição inédita na Colômbia em 2011

+ Ao lado de Messi e Vettel, Nadal é candidato ao prêmio de Melhor Atleta do Ano

+ "Rei de Barcelona", Nadal confirma busca pelo hexa em 2011

ESPECIAL: Artilheiro espanhol- Confira as principais atrações do torneio que trouxe o sucesso de Nadal na grama de Wimbledon ao passo que a Espanha conquistava o mundo no futebol (Confira!)

Da redação

Publicado em 13 de Dezembro de 2010 às 08:38


Notícias