Nutrição

A verdade sobre as calorias

Muitos equívocos comuns tendem a esconder as reais propriedades das calorias


É CALORIA ENTRANDO, CALORIA saindo, certo? Uma pesquisa recente do Conselho Internacional de Informação Alimentar descobriu que apenas 12% das pessoas estudadas estavam aptas a estimar exatamente o número de calorias diárias que precisavam para sua idade, altura, peso e nível de atividade física. Durante décadas, desinformações sobre calorias persistiram. Aqui estão as verdades que desbancam os três mitos mais comuns:

NEM TODAS AS CALORIAS SÃO CRIADAS IGUALMENTE
Temos aprendido mais sobre como nossos corpos reagem a níveis idênticos de calorias de diferentes alimentos. Um estudo descobriu que gorduras saturadas – iguais às encontradas em manteiga, leite integral e carnes gordurosas – podem enganar o nosso mecanismo de saciedade; mas as gorduras insaturadas de fontes vegetais como azeite de oliva, abacate e nozes aumentam a saciedade, mesmo quando os níveis calóricos não diferem. E um estudo da Wake Forest University descobriu que na mesma quantidade de caloria e nível de gordura, macacos que comeram alimentos com gorduras transgênicas ganharam quatro vezes mais peso e mais barriga do que aqueles que comeram alimentos com gorduras naturais a base de plantas.

EQUILÍBRIO É A CHAVE
Muitas pessoas pensam que reduzir a quantidade é a melhor maneira para cortar as calorias, mas reduzir a quantidade nem sempre está relacionado ao nível calórico. Por exemplo, 3,5 copos de melancia têm aproximadamente 165 calorias, exatamente a mesma quantidade de 23 amêndoas. Isso não significa que melancia é bom e amêndoa é ruim; as duas são comidas saudáveis. Mas elas não têm o mesmo nível calórico. O truque é escolher porções menores de alimentos nutritivos de densa caloria e porções maiores de comidas saudáveis com menores quantidades de calorias por mordida. Controlar as porções não garante uma dieta de baixa caloria se tudo que você come tem alta densidade calórica.

A CONTA É COMPLICADA
Você provavelmente já escutou que deve cortar 500 calorias por dia para perder 450 gramas por semana, levando em conta que 3500 calorias equivalem a esta quantia. O número 3500 é verdadeiro, mas subtrair 500 calorias de sua dieta pode resultar em comer menos do que o necessário para suportar o seu peso ideal. Quando isso acontece, você pode se deparar com alguns efeitos indesejados, incluindo perda de massa muscular, um sistema imunológico frágil e um metabolismo mais lento. Nunca coma menos do que o necessário para suportar o seu pelo ideal e o seu nível de atividade. Em uma conta rápida, se você faz atividades moderadas, pegue o seu peso ideal e multiplique por 33. Então, se você pesar 70 quilos, mas deseja pesar 60 e se exercita cinco vezes por semana, ingira uma quantidade de aproximadamente 1980 calorias por dia. Se você é menos consistente nos seus exercícios, multiplique por 28 para uma quantia diária de 1680.

INFORMAÇÕES NUTRICIONAIS
Maçã crua com casca
(porção de 125g)
Calorias – 65
Água – 107

% Valor Diário
Total de gordura – 0%
Colesterol – 0%

VITAMINAS

Vitamina A – 67,5IU – 1%
Vitamina C – 5,7mg – 10%
Vitamina K – 2,8mg – 3%
Fibra dietética – 3g – 12%

From Tennis Magazine. Copyright 2011 by Miller Sports Group LLC. Distributed by Tribune Services

Cynthia Sass

Publicado em 12 de Agosto de 2011 às 12:55


Saúde/Nutrição

Artigo publicado nesta revista