A nobreza envolve rituais

Girar a raquete, ajustar a manga da camiseta, olhar fixamente as bolinhas... Cada jogador tem seus rituais em quadra e, acredite, eles têm uma função


fotos: Ella Ling _BEImages Sports Sports
Sharapova arruma os fios de cabelo atrás da orelha e respira fundo antes de cada saque

HÁ UM conjunto de regras e cerimônias que envolvem o tênis em seu mais tradicional templo, Wimbledon: reverências aos nobres ingleses durante a entrega dos troféus é apenas um exemplo. Mas, saiba que rituais não aparecem apenas em cerimônias festivas, esportivas ou religiosas - eles estão presentes durante a performance dos tenistas a cada ponto. Rituais ajudam os jogadores a se manterem positivos, relaxados, focados e preparados para cada ponto da partida.

Os rituais esportivos podem ser confundidos, às vezes, com as superstições ou manias. Usar determinada camiseta para competir, não jogar com a mesma bola do ponto anterior perdido, pisar na quadra sempre com o pé esquerdo ou direito, não pisar nas linhas da quadra durante a partida, entre outras coisas, são mecanismos que um atleta pode usar para reforçar seu desempenho e sua confiança.

O problema das superstições é que o atleta possui apenas controle parcial sobre elas. Por exemplo: vamos supor que você separa uma camiseta especial para sua final de torneio e, no meio do alojamento, esta camiseta desaparece, ou sua mãe, sem saber, coloca-a para lavar etc. Ou, o tenista resolve não pisar nas linhas da quadra e, durante um ponto, é obrigado a escorregar por cima delas. Como ficaria sua confiança?

fotos: Ella Ling _BEImages Sports Sports
Antes de sacar, Roddick ajusta a camiseta e o boné

Gestos = ideias?
Alguns gestos repetidos durante uma apresentação esportiva, musical, artística ou de comunicação podem indicar caminhos de pensamento. As ciências que deram origem à "Programação Neurolinguística" mapearam gestos - que diferentes pessoas fazem antes de expor determinada ideia ou raciocínio, ou de iniciar uma performance - e conseguiram identificar padrões. Gestos ligados às ideias? Hum.... interessante. Rituais positivos ao desempenho envolvem ações disparadas e controladas pelo jogador, sempre da mesma maneira, na mesma sequência, nas mesmas situações. Rituais podem ser desenvolvidos ao longo de muitos e muitos anos de partidas, mas podem também ser observados, imitados e implementados às rotinas de qualquer atleta, de qualquer esporte. Esses gestos ritualísticos vêm ligados a pensamentos como: "calma"; "vamos!"; "sem problemas"; "concentre agora" etc.

Rituais famosos

fotos: Ella Ling _BEImages Sports Sports
Djokovic quica a bola no chão diversas vezes antes de sacar para se concentrar

Dentre os rituais mais vistos e comentados durante as partidas profissionais temos os passinhos para frente e para trás de Andre Agassi ao se preparar para responder os saques adversários; a famosa "puxada de cueca" de Rafael Nadal e sua mania de alinhar as garrafinhas de água; Andy Roddick arrumando a manga da camiseta e em seguida o boné entre cada ponto; Roger Federer assoprando a mão, girando a raquete e ajustando o cabelo na espera do saque adversário; os milhares de quiques da bola no chão antes de sacar de Novak Djokovic; a respiração profunda e o ajuste nos fios de cabelos atrás da orelha de Sharapova; etc.

Os rituais são pessoais e intransferíveis. Cada tenista deve criar os seus. Pode ser até que você já tenha desenvolvido algum ritual sem perceber. Na próxima edição, desvendaremos as quatro etapas dos rituais entre os pontos dos melhores tenistas de todos os tempos, com a ajuda do Dr. James Loehr. Até lá, seguem as sugestões:

1. Faça uma auto-observação: você tem comportamentos que se repetem entre cada ponto da partida? Eles lhe fortalecem e relaxam ou lhe colocam para baixo? Anote isso.

2. Se assistir a uma partida profissional, observe pelo menos um tenista por vez, nos games em que saca e nos games em que recebe. Consegue identificar os rituais? Anote-os.

fotos: Ella Ling _BEImages Sports Sports fotos: Ella Ling _BEImages Sports Sports
Nadal tem mania de puxar a cueca e alinhar as garrafas de água Na preparação para receber o serviço do oponente, Federer assopra a mão, ajeita o cabelo e gira a raquete
Suzana Silva

Publicado em 23 de Julho de 2009 às 11:36


Comportamento

Artigo publicado nesta revista

15x Federer

Revista TÊNIS 70 · Agosto/2009 · 15x Federer