Infanto Juvenil

A mente do seu filho

Lições de pai para filho: A mente do seu filho


fotos: Ricardo Rimoli/PoapressCOMO PSICÓLOGO ESPORTIVO, reúno-me regularmente com tenistas, e, com aqueles com quem trabalho, a maioria são jogadores juvenis muito motivados. Alguns estão nas mais influentes academias de tênis e outros residem em casa, mas o problema em comum desses jogadores é o excesso de estresse. Eles gastam horas todos os dias nas quadras de treino e jogam torneios na maioria dos finais de semana, e suas metas são altas. A maioria se interessa por uma bolsa de estudos em uma universidade, mas muitos aspiram jogar o circuito profissional. Todos são guiados para vencer porque precisam vencer se quiserem ter alguma chance de alcançar seus objetivos. Infelizmente, mesmo treinando como devem e tentando como precisam, vencer é incerto. Junto com seus desejos, essa é a fórmula perfeita para o estresse demasiado, o nervosismo e a performance aquém do esperado. E pais com boas intenções, muitas vezes, pioram o problema.

Estive trabalhando, recentemente, com um jovem jogador, vamos chamá-lo de Sam, que estava exibindo sintomas de excesso de estresse: ficava nervoso demais quando tomava a dianteira do jogo (esse é o momento quando a maioria dos jogadores ficam nervosos, mas Sam ficava demais); ficava de mau humor; perdia a paciência rapidamente e por várias vezes; e fracassava, tanto nos treinos quanto nos torneios. Esses sintomas são indicativos de estresse, porque há um elemento de escapismo neles. "Escapar de onde?", você deve se perguntar. Escapar do estresse de querer muito vencer e da incerteza de ser capaz ou não de alcançar a vitória. Escapar do constante risco da derrota. Escapar da possível decepção.

fotos: Ricardo Rimoli/Poapress

As palavras dos pais têm maior impacto nos filhos do que eles podem imaginar. Conselhos úteis, frequentemente, soam como crítica.

FATORES DE ESTRESSE

Minha primeira tendência foi descobrir de onde estava vindo todo aquele estresse para que pudéssemos trabalhar para reduzi-lo. Jogos de tênis, naturalmente, envolvem um pouco de estresse, porque todos queremos vencer. E muitos jogadores ficam tão envolvidos internamente que simplesmente ficam sujeitos a uma grande quantidade de estresse. Mas, além disso, há, muitas vezes, fatores externos, primeiramente os pais.

No caso de Sam, o seu pai era um excelente jogador (primeira classe), além de ser um empresário muito inteligente, rico e bem sucedido. Ele amava seu filho, que era também inteligente (sempre tirava nota 10 na escola), bem orientado e um atleta excepcional, e o pai queria somente o melhor para ele. Embora Sam tivesse um técnico profissional, seu pai era bastante envolvido com o seu desenvolvimento tenístico. Ele via o talento físico de Sam e acreditava que o filho tinha potencial para se tornar um jogador profissional. Ele assistia a todos os jogos e, depois, dava conselhos técnicos e motivacionais. Na época em que conversamos, Sam estava se preparando para um torneio numa cidade XYZ, e seu pai disse que, caso ele vencesse o primeiro jogo, levá-lo-ia jantar no melhor restaurante da cidade.

O caso de Sam fornece lições materiais para outros pais de tenistas. Em primeiro lugar, é óbvio que o pai de Sam estava, inconscientemente, aumentando a pressão sobre o filho. Sua ênfase em vencer, suas dicas, sua análise detalhada, sua constante presença física e todos os seus feitos bem sucedidos somados influenciaram para aumentar a pressão de Sam em vencer. A motivação é uma faca de dois gumes: se for pouca, o jogador se torna preguiçoso, fraco, desconcentrado e ineficaz; se for muita, ele fica muito nervoso, ansioso, confuso e também ineficaz. No meio termo está a dose certa. No caso de Sam, ele era, para começar, um bem sucedido perfeccionista, determinado, e que não precisava de motivação extra. Ele precisava abandonar a dependência excessiva de resultados (em vencer), e se concentrar em um desenvolvimento mais prazeroso. Seu pai, que não era egoísta e que não vivia por conta de Sam, precisava se afastar um pouco e deixar que o desenvolvimento do filho fosse primeiramente guiado por seu técnico, pelas próprias observações de Sam e suas próprias experiências na quadra com os colegas.

É claro, todos os jovens jogadores são diferentes, então não há nenhuma linha de direção absoluta por parte dos pais. Mas aqui vão quatro conceitos gerais que os pais de tenistas poderiam lembrar:

  1. A coisa mais importante é que o tênis é apenas um jogo em que as crianças, na verdade, jogam para se divertir. Ele pode - e deve ser - muito agradável como um "projeto", em que os jovens se dedicam para desenvolver e formar seu próprio jogo, da mesma forma que eles se divertem ao construir um belo aeromodelo. Mas ter muito sucesso em quadra não é primordial para a felicidade deles a longo prazo, ao menos não mais do que fazer sucesso no basquete ou no futebol (e esse é o maior contraste na educação deles, na qual o sucesso, por si só, é muito mais importante).
  2. As palavras dos pais têm maior impacto nos seus filhos do que eles podem imaginar. Conselhos úteis, frequentemente, soam como crítica, então dar menos dicas é geralmente mais desejável do que mais, principalmente logo após as derrotas. Em geral, é arriscado para os pais treinarem seus próprios filhos (sim, estou bem ciente de que muitos campeões foram orientados pelos pais. Mas também tenho notado que muitos desses campeões tiveram enormes dificuldades emocionais que, como um pai, não desejaria aos meus filhos.)
  3. O tênis é um bom jogo para aprender lições para a vida, e um pai pode, certamente, colocar pressão nas mais importantes. Liderando a lista está o fato de que o trabalho árduo, persistente e inteligente é a chave para o sucesso. Uma boa mensagem é "se você quer vencer mais, treine mais".
  4. Os pais devem apoiar o tênis de seus filhos, mas não de forma dominadora. Pouco envolvimento é geralmente preferível a muito envolvimento. Por outro lado, os pais devem fincar o pé ao não permitirem trapaças ou excessivo emocionalismo autoindulgente (claro que essa última parte vai do discernimento de cada um, e não há nenhuma regra fácil e rápida para todas as situações).

From Tennis Magazine. Copyright 2013 by Miller Sports Group LLC. Distributed by Tribune Services

Todos artigos "Lições de pai para filho"

  1. Lições de pai para filho (índice)
  2. Pelo amor ao jogo
  3. Fazendo as escolhas certas
  4. Dia de jogo
  5. A mente do seu filho
Allen Fox

Publicado em 25 de Junho de 2013 às 12:57


Juvenil/Capacitação

Artigo publicado nesta revista