Mente Campeã

A mente do campeão

O que se passa na cabeça de um grande campeão? Como ele reage à diferentes situações que se apresentam? Aprenda com Pete Sampras


Ron C. Angle/BEImages

Diz-se que as principais qualidades de um grande campeão, assim como de qualquer pessoa bem sucedida em sua carreira, têm mais a ver com a sua mentalidade do que apenas com sua habilidade natural. Assim, a maneira como se lida com as diversas situações com que nos confrontamos no dia-a-dia é determinante no rumo de nossas vidas.

Há poucos meses, um dos maiores jogadores de todos os tempos, Pete Sampras, publicou sua biografia. Nela, seus admiradores puderam encontrar os principais pensamentos e sentimentos do norte-americano. O livro "Pete Sampras: A Champion´s Mind" (Pete Sampras: A mente de um campeão) expõe, como nunca antes, o que se passou pela cabeça deste grande tenista - muitas vezes taxado como uma pessoa fechada e sem emoções - em cada etapa de sua vitoriosa carreira.

É incrível poder analisar "por dentro" o que ocorreu na mente dele e perceber que, assim como os grandes épicos da mitologia grega (aliás, sua descendência), são as dificuldades e as derrotas - e, sobretudo a forma como o indivíduo lida com elas - que determinam seu estado psicológico e, conseqüentemente, seu futuro.

Para Sampras, de nada adianta, ter "O Dom", se não houver espírito guerreiro e autoconhecimento. Sua história é um exemplo a ser seguido pelos jovens, mas seus "ensinamentos" também cabem para executivos, empresários e quaisquer atletas profissionais de alto rendimento.

Selecionamos alguns trechos marcantes (dentre as mais de 300 páginas, de leitura obrigatória!) que lapidaram o futuro do norte-americano. É surpreendente ver que seus dilemas são os mesmos de uma pessoa comum. Mas sua postura diante da vida é seu verdadeiro fator de sucesso.

#Q#

Os segredos de Pete Sampras
Período: Infância e adolescência

Ensinamento: Absorver conhecimento como uma esponja

"...Terminei com um movimento de saque simples e limpo, e isto se tornou uma grande vantagem. Quanto mais movimentos e tiques você faz, mais coisas podem dar errado. Mais tarde, meu técnico contava, com freqüência, como eu era 'treinável'. Eu era apenas um garoto, é claro, e fazia o que os garotos fazem - absorvia as coisas como uma pequena esponja."

Ensinamento: Entender a dureza da vida na sua profissão

"...Não tinha melhor amigo na escola, ou tempo para os garotos que eu chamava de colegas. O que tinha de vida social era baseada no Kramer Club. Nós, garotos do tênis, jogávamos juntos, íamos a alguns torneios juntos e nos encaixávamos no clube tão bem - ou melhor - do que na escola."

Ensinamento: Foco no objetivo de longo prazo

"Trocar para o backhand de uma mão trouxe retrocessos óbvios - eu iria sofrer (no meu caso, a transição durou dois anos)."

"Depois de trocar para uma mão, comecei a perder para todo o tipo de jogador..."

"Para nós (Sampras e o técnico), sempre foi uma questão de jogar do jeito certo, tentando desenvolver um jogo que me manteria no topo durante toda minha carreira."

Ensinamento: Senso de responsabilidade e reconhecimento do investimento realizado

"A família inteira me apoiava, fazendo coisas como dirigir por seis horas para eu jogar um torneio júnior. Via meu pai, que nunca proferiu uma palavra de consternação, operar o caixa automático como um caça-níqueis, dia após dia, para financiar meu treino. Amava jogar tênis, mas também me sentia responsável por fazer com que todo o sacrifício e esforço valessem a pena."

Período: Início como profissional

Ensinamento: Ver nas oportunidades um caminho de aprendizado

"Naqueles primeiros dias de minha carreira profissional, freqüentemente dizia a mim mesmo: 'Ei, isto é tudo uma oportunidade de aprendizado...' Ainda tinha muitas falhas em meu jogo e seguia em frente recitando meu mantra: 'É uma oportunidade de aprendizado...'"

Ensinamento: Bom relacionamento com o treinador

"A relação com um treinador é uma coisa difícil de gerenciar, especialmente para um jogador jovem. Quando contrata um treinador, você está, até certo ponto, contratando um novo melhor amigo - alguém em quem possa depositar sua confiança..."

Período: US Open 1990 - primeiro Grand Slam conquistado

Ensinamento: Saber lidar com a pressão em momentos decisivos

"Quando você deixa um cara escapar do anzol, como fiz com Ivan (Lendl), pode ouvir uma pequena voz: 'Você o tinha e está em apuros agora... Não entre em pânico, mas é um meio apavorante... Jogue com segurança... jogue agressivo... esqueça seu jogo e me escute, nós temos que fazer alguma coisa!' Dar ouvidos àquela voz é a queda de um competidor. E se tivesse prestado atenção a ela, teria perdido aquele jogo..."

"Simplesmente focava no trabalho do momento sem pensar nas ramificações que meu sucesso poderia ter... Apenas pensava: 'Bem, estou aqui, fazendo o que sempre quis fazer... Vou apenas mandar a bola para cima, sacar o mais forte que puder, e esperar que acerte a linha.'"

Ensinamento: Compreender que atingiu outro patamar na carreira

"Eu havia 'chegado', com grande rapidez. Mas agora estava em território desconhecido, e para o qual não estava preparado. Haveria um preço a pagar, pois não existe passeio grátis."

"Uma coisa era certa: agora tinha um alvo tatuado para sempre em minhas costas."

#Q#

Período: Pós-vitória no US Open

Ensinamento: Lidar com a pressão do sucesso

"Sabíamos que meu jogo não estava tão desenvolvido como poderia parecer, e agora buscávamos defender uma reputação. Como iríamos lidar com esta pressão?"

Período: Pós-fracasso na final da Copa Davis em 1991

Ensinamento: Ser realista diante dos fatos

"A explicação para o desastre parecia simples. Eu era o homem errado para a missão."

Período: O retorno triunfal em 1992

Ensinamento: Manter sempre uma mentalidade de luta

"Mas a área de maior preocupação para Tim (Gullikson, meu treinador) era minha atitude em quadra. Eu tendia a amolecer, especialmente quando as coisas não estavam indo do meu jeito. Qualquer um pode fazer uma grande partida quando está com todos os cilindros funcionando. O desafio é jogar bem o suficiente para ganhar quando você não está no seu melhor nível... Algumas vezes você luta contra a indiferença e o cansaço que sente... você quer desistir, porque está cansado e existe sempre a semana que vem... Aí é quando precisa tomar força e agir como um homem, fincar o pé, lutar e mostrar o orgulho de um campeão."

"Nunca mais iria perder uma batalha - especialmente a final de um Grand Slam ou outra grande oportunidade - porque não tivera coração para lutar até o fim e sair da quadra exausto."

Ensinamento: Evitar desculpas

"Se você está fisicamente bem o suficiente para iniciar uma partida, você está bem o suficiente para não criar desculpas para sua derrota."

"Pela primeira vez, entendi e pude articular a verdade: 'Perdi porque desisti'. E isto estava se tornando um padrão... Havia perdido dois grandes momentos e não havia garantia de que iria experimentá- los de novo..."

Ensinamento: Reconhecer seu potencial e objetivo e trabalhar alcançar suas metas

fotos: Ron C. Angle/BEImages

"Decidi que tinha aquele grande talento e que não o estava valorizando."

"E se você decide que precisa ser o número um, tem que saber que não há onde se esconder. Precisa estar pronto para o 'alvo em suas costas' e se acostumar com isto. Eu estava pronto."

Ensinamento: Entender a valor do reconhecimento

"A verdade é que ninguém se lembra do garoto que perdeu na final."

Ensinamento: Aprender os métodos para vencer

"Ia para o jogo pensando: 'Como vou vencer este jogo com o mínimo de drama e problemas?'"

Período: Reconhecimento da mudança de gerações em 2001

Ensinamento: Analisar a realidade com frieza e buscar um caminho

"Vi aquele australiano talentoso e lutador consciente de que estava diante de sua janela de oportunidade e determinado a dar tudo de si. Hewitt aproveitou o momento; eu era a última pessoa que poderia reclamar disso... Meus dias estavam contados. Por outro lado, existe um monte de números."

Período: Despedida em 2002

Ensinamento: O fim em seus próprios termos

"Bridgette (minha esposa) apenas me olhou e disse: 'Você é meu marido e eu te amo.

Não me importa o que você faça, mas me prometa uma coisa. Quando decidir parar, quando for efetivamente parar, prometa-me que fará isto nos seus próprios termos.'"

"Deixei cair a raquete e ergui meus braços. Estava acabado, e acabado por bem."

"A mim foi dada a rara oportunidade de parar em meus próprios termos. E eu a agarrei."

Da redação

Publicado em 29 de Dezembro de 2008 às 14:43


Instrução - Mental

Artigo publicado nesta revista