Saúde

A fórmula do tênis para o fenômeno

Ronaldo "Fenômeno" resolveu entrar em forma e seu preparador, entre outras atividades, escolheu o tênis. Saiba como o esporte pode ajudar a perder peso


"Nada do que você pode fazer na academia de ginástica se compara com um jogo de tênis", atesta Márcio Atalla

"TÊNIS NÃO CONDICIONA". Você certamente já ouviu essa frase de alguém, talvez até mesmo do seu professor, que provavelmente lhe disse isso após vê-lo morto de cansaço ao final do treino. Realmente, somente a prática do tênis não é ideal para ganhar um bom condicionamento físico, porém, é possível sim manter a forma com ele.

O mais novo adepto do tênis como forma de ajudar a queimar gordurinhas e entrar em forma é ninguém menos do que Ronaldo "Fenômeno". O ex-camisa nove da Seleção resolveu começar um programa para emagrecer e está participando do quadro "Medida certa", do Fantástico, sob a supervisão do preparador físico Márcio Atalla.

Atalla joga tênis há quase 20 anos, quando começou a trabalhar a parte física de tenistas profissionais, entre elas a brasileira Miriam D'Agostini. "Trabalhamos por quase dois anos juntos", lembra o preparador, que ainda costuma bater uma bolinha na academia do ex-profissional Givaldo Barbosa, localizada ao lado do parque Villa-Lobos em São Paulo. Sendo assim, Atalla resolveu levar o ex-futebolista para dentro da quadra e não do campo.

Mas, por que levar Ronaldo para o tênis? "É um esporte de que ele gosta e, dentro do programa de exercícios, a gente precisava colocar algum impacto no treino dele", atesta Atalla, que lembra: "Se você não se preparar para jogar tênis, pode se lesionar. Porém, nada do que você pode fazer na academia de ginástica se compara com um jogo de tênis. Para ajudar a entrar em forma, o ideal é combinar as duas coisas".

Foto: Divulgação

CARDIOTENNIS

Já ouviu falar de Cardiotennis? Não? É uma maneira divertida de entrar em forma com tênis, mesmo para quem nunca jogou. É um método de exercícios baseados nos movimentos e habilidades do tênis, mas com uma frequência ideal para quem quer queimar calorias e fazer um bom treinamento cardiovascular. É uma aula feita em quadra, geralmente em grupos grandes, com música e em um ritmo típico de academias de ginástica. No Brasil ainda são poucos os professores que utilizam o Cardiotennis, mas, se você estiver interessado, o site www.cardiotennis.com traz todas as dicas para quem quer começar.

COMBINAR PRAZER E QUEIMA DE CALORIAS

Tem muita gente que não gosta de academia. Correr em esteira, andar de bicicleta ergométrica, fazer exercícios de musculação podem se tornar maçantes e, convenhamos, fazer treinos ao ar livre é muito mais prazeroso. Mais do que isso, quando há uma ponta de competição envolvida, há um apelo ainda maior do que apenas ficar fazendo movimentos repetitivos.

"O tênis em si tem, claro, uma queima de calorias e fortalece muito a musculatura dos membros inferiores", aponta Atalla. "No caso do Ronaldo, até então, todos os treinos dele eram sem impacto, na academia, e eu o coloquei, primeiramente, para jogar um dupla. Aí, ele tem uma movimentação limitada, mas já começa a ter algum impacto, começa a correr, e como ele não tem muita habilidade, a frequência cardiovascular fica muito alta e acaba valendo como um treino de bom gasto calórico", completa.

QUEIME CALORIAS COM O TÊNIS

  • Estudos mostram que uma hora de jogo de tênis pode gastar de 450 a 650 calorias. Quanto maior a intensidade, maior o gasto. Dessa forma, ter aulas em que um professor coordena a frequência dos exercícios de ajustes de golpes e movimentação pode ajudar a queimar ainda mais calorias;
  • Tênis é um esporte que mexe com praticamente todas as partes do corpo, especialmente com os membros inferiores, mas também com os superiores e também o tronco, ou seja, é uma atividade rica;
  • Maior controle motor e coordenação olho-mão-pernas são alguns dos benefícios relacionados à prática;
  • Além da parte física, a modalidade também serve para exercitar a mente. Nela, é preciso, além de habilidade e força, entender a parte estratégica e saber jogar contra um oponente, compreendendo suas armas e as fraquezas do rival;
  • Tênis é um esporte de impacto, portanto, é preciso ter cuidado com a técnica e com a quantidade de esforço para não prejudicar as articulações. Um reforço em academia é sempre bem-vindo.

Para quem é tenista amador e, assim como Ronaldo, quer perder algumas calorias com o tênis, Atalla sugere: "O negócio é jogar. Ou então, vai fazer uma aula. Nela, se você tiver um bom professor, vai melhorar a técnica (evitando lesão) e ainda vai ter uma queima calórica bacana. Mas, se você pensa em emagrecer jogando tênis, vai ter que jogar de cinco a seis vezes por semana, durante uma hora". O preparador lembra: "Em qualquer atividade, você só vai colher os benefícios - perder peso ou ter uma melhor condição cardiovascular - se tiver regularidade".

Atalla dá a dica: "Quem quer jogar bem tênis pode fazer treinos de bicicleta intervalados, aqueles em que você dá estímulos mais rápidos, que é a realidade do esporte. Então, você pedala por 10, 15 segundos bem rápidos e recupera por 40 segundos"

Atalla ainda aponta alguns cuidados que quem está fora de forma precisa ter antes de optar pelo tênis: "Tem que tomar cuidado antes de entrar em quadra exatamente porque a musculatura vai estar fraca. Então, pode ser que você fique com dores na articulação. Por isso, é importante fortalecer um pouco antes de começar a jogar. Se é uma pessoa que já domina a técnica, o problema é menor".

PARA QUEM QUER MELHORAR NO TÊNIS

Para quem já joga tênis regularmente e quer melhorar, Atalla aconselha: "É interessante combinar algumas coisas. Você pode correr ou fazer um trabalho de reforço muscular juntamente com a prática do tênis. Você precisa de uma preparação extra-quadra para poder jogar melhor".

O preparador dá algumas dicas para quem pretende complementar seus treinos: "Quem quer jogar bem tênis pode fazer treinos de bicicleta intervalados, aqueles em que você dá estímulos mais rápidos, que é a realidade do esporte. Então, você pedala por 10, 15 segundos bem rápidos e recupera por 40 segundos. Além disso, é interessante fazer um reforço de perna em academia e, se você for destro, trabalhar a parte esquerda do corpo em musculação, pois é um esporte que muitas vezes trabalha unilateralmente. Todos esses cuidados você pode ter como complemento ao tênis".

Arnaldo Grizzo

Publicado em 18 de Outubro de 2012 às 07:44


Saúde/Nutrição

Artigo publicado nesta revista

Arma mortal de Del Potro

Revista TÊNIS 109 · Novembro/2012 · Arma mortal de Del Potro