A estratégia certa

Ter um esquema de jogo definido costuma ser determinante no resultado. Então, saiba como enfrentar jogadores de ataque de fundo de quadra (como Andre Agassi, por exemplo)


Ron C. Angle/BEImages Sports

Primeiramente, deve-se esclarecer a diferença entre as terminologias estratégia e tática. Embora muitos pensem que é a mesma coisa, estratégia compreende a elaboração de um plano de jogo (esquema), enquanto tática é a colocação em prática deste plano, ou seja, como executar a estratégia estabelecida.

Os próximos quatro artigos falarão sobre qual é a estratégia adequada a ser empregada contra quatro diferentes estilos de jogo: o jogador de ataque de fundo de quadra; o tenista de contra-ataque; o de saque-e-voleio; e o tenista completo.

Nesta edição, você verá qual é a estratégia mais adequada para ser utilizada contra um jogador de ataque de fundo de quadra.

Características do oponente:

Sabe-se que é muito importante conhecermos as características dos nossos adversários, então, vejamos os principais aspectos do jogo deste jogador:

gosta de bater forte na bola (possui golpes potentes);

gosta de pegar a bola na subida;

joga dentro da quadra;

gosta de dominar o ponto;

muitos gostam de fugir para bater de forehand;

não gosta de ser atacado e de se defender;

não gosta de jogar pontos muito longos;

não gosta de ser deslocado e sair de sua zona de conforto. Para enfrentar um jogador com estas características, qual seria a estratégia adequada?

Sugerimos então que os itens abaixo devam fazer parte do seu plano de jogo

Estratégia contra ele:

1. Não se intimide, busque um estado de alerta mental para não ser surpreendido pela velocidade do jogo;

2. Esteja preparado para mover os pés, pois a bola virá rápida;

3. Concentre-se em pegar a bola na frente (não atrasar os golpes);

4. Vá em todas as bolas, não desista. Tente devolver "uma bola a mais" para o outro lado sempre;

5. Utilize bolas altas para ganhar tempo e também tirar seu adversário da zona de conforto na hora de golpear;

6. Direcione algumas bolas para o centro da quadra a fim de tirar o ângulo do oponente; dificultando, desta maneira, um golpe vencedor por parte dele;

7. Tire o peso da bola para quebrar o ritmo;

8. Utilize o backhand paralelo contra adversários que fogem muito para bater o forehand;

9. Sempre que possível, não perca oportunidade de atacar;

10. Varie os efeitos;

11. Utilize bolas baixas de slice;

12. Varie a direção do saque para que o oponente não esteja em uma posição de devolução confortável para o ataque.

Sabemos que alguns estilos de jogo se encaixam melhor com outros. Apesar disso, sempre que jogar com um adversário de ataque de fundo de quadra, tente aplicar os tópicos acima, de acordo com as suas possibilidades.

Outro aspecto muito importante é que quanto mais ferramentas (técnica) você tiver, mais opções táticas terá. Por isso, os aspectos táticos e técnicos jamais podem andar separados. Se você tem alguma dificuldade técnica para empregar a tática que achar melhor, aí está um bom desafio para os seus próximos treinamentos: desenvolver este aspecto técnico.

Eis alguns exemplos: você quer utilizar as bolas altas como estratégia, porém tem dificuldade de bater topspin. Treine o topspin! Quer jogar bolas baixas? Aperfeiçoe o slice.

É preciso ficar bem claro que, quanto mais iniciante for o jogador, mais simples devem ser as estratégias e táticas usadas por ele (por exemplo: regularidade = bola na quadra). À medida que for progredindo, os planos de jogo podem se tornar mais elaborados (por exemplo: regularidade = bola na quadra, porém com variações de efeito).

Por fim, é preciso lembrar que, para desenvolver seu conhecimento estratégico, é fundamental que você jogue muitos jogos. É principalmente através das experiências e situações que acontecem numa partida que você vai adquirir a maturidade e a consciência tática pertinentes a um bom jogador de tênis.

Cesar Kist - Dep. De Capacitação Da Ctb

Publicado em 23 de Março de 2009 às 10:47


Instrução - Tática

Artigo publicado nesta revista