A Bola é sua

Críticas, sugestões, dúvidas. Mande para cá que a gente resolve. Fale direto com o nosso editor pelo e-mail: a.grizzo@revistatenis.com.br


ESCOLA PARA TODOS

"Gostaria de parabenizá-los pela reportagem “Tênis x Escola”, publicada na edição 94. Todos os dias vemos jovens largando os estudos para buscarem sonhos quase impossíveis. Não, não recrimino quem sonha ser tenista. Recrimino a postura diante da “profissão”. Isso mesmo, profissão. Esses garotos e seus pais esquecem que o tênis é uma profissão. Esquecem que como em toda profissão que se preze, é preciso trabalhar regularmente, com constância, diariamente, por horas. Aí vocês dirão: “então como a escola se encaixa nisso se devemos nos dedicar quase que integralmente aos treinos”. Eu digo, tênis não é só quadra. Tênis não é só bater na bola. Tênis é conhecimento. É visão. Um tenista que não é capaz de pensar logicamente não é capaz de se desenvolver no esporte. Tênis não é uma profissão “braçal” somente. Ela é intelectual também. Se não fosse assim, porque questionaríamos tanto aqueles que não têm “força mental”? É preciso estimular os jovens a aprender mais, e somente a escola pode proporcionar isso. É preciso estimular a vivência em grupo, especialmente no tênis, um esporte tão solitário – pois somente assim esses garotos vão ganhar maturidade. Estudar é essencial para formar pessoas melhores."

Eunice Dalva

US OPEN
Uma dúvida: ouvi dizer que é possível comprar ingressos para o US Open na internet pela TicketMaster, mas não estou achando. Podem me ajudar? Eles entregam no Brasil?

Douglas Gabriel


Douglas, você está entrando no site correto? A TicketMaster que vende ingressos para o Grand Slam norte-americano é a TicketMaster.com. Lá você pode selecionar os dias e tipos de bilhetes que quiser. E, uma sugestão, caso vá mesmo comprar, opte por retirar seus ingressos na bilheteria no dia do jogo. Lá eles são muito organizados e possuem uma fi la especial para isso.


TENNIS ELBOW
Caro Takahashi. Pude ler um dos seus artigos e digo que foi de fundamental importância para a “cura” do meu Tennis Elbow. Além de acupuntura e sessões de fisioterapia, aliei os exercícios de reforço na academia e pude comprovar uma melhora de 100% do quadro em quase três meses. Porém, gostaria de uma opinião quanto ao peso da raquete. Jogo atualmente com uma raquete consideravelmente leve, de 265 gramas. Como tenho uma estatura forte, devo prosseguir com essa raquete ou tentar praticar o esporte com alguma mais pesada, para que o problema não volte a ocorrer? Desde já, agradeço!

Marlon Boff

Quem responde é o fisioterapeuta Ricardo Takahashi: Quanto a sua dúvida, vamos lá:
• a epicondilite lateral tem uma relação direta com a técnica incorreta do golpe backhand e/ou slice, como é a sua?;
• a raquete ideal (peso) depende da sua técnica também, se você tem um golpe mais curto (swing) ou se tem um golpe mais longo, esse fator irá determinar o peso, se mais ou menos pesada, eu costumo recomendar raquetes com peso médio de 300 g (+/- 5);
• a corda é um outro fator importantíssimo para a causa desses problemas, você deve usar uma corda sintética, mais fi na e com tensão abaixo de 50 lbs. Só para você ter uma ideia, na Davis, os jogadores brasileiros usam abaixo de 50 lbs. E as cordas de nylon e poliéster deveriam ser banidas do mercado, são péssimas...

AZAR!
Impossível ter mais azar do que o Brasil no sorteio desta Copa Davis. Mas, também, vamos combinar que nos últimos anos andamos dando muita sorte e acabamos desperdiçando chances incríveis. Aquele jogo contra o Equador e o ano passado contra a Índia eram quase “imperdíveis”, como diriam os cronistas esportivos. Desta vez, era quase impossível jogarmos fora de casa e o que aconteceu? Fomos jogar na Rússia. Aliás, demos azar duas vezes. Foi incrível. No primeiro sorteio, caímos contra os russos. Nunca havíamos jogado contra eles então foi para o sorteio do que país seria sede. O que aconteceu? Demos azar de novo. Incrível. Tomara que chegando lá, em setembro, eles é que estejam azarados e nos deem uma chance de vencer. Acho difícil, quase impossível, considerando que a quadra rápida não é a favorita do Bellucci – que terá de se acostumar a ser o grande nome da equipe – e é onde ele tem mais altos e baixos. Vou torcer para que a temporada de quadras rápidas lhe dê confiança.

Bernardo Souza

Da redação

Publicado em 11 de Agosto de 2011 às 08:22


Notícias

Artigo publicado nesta revista