A Bíblia das quadras duras

Você quer dominar o tênis em quadras de cimento? Respeites estes mandamentos


1- Prepare cedo

Nas quadras duras, a bola chega em cima de você muito rápido, então, é preciso estar pronto. Primeira coisa: gire o seu tronco mais cedo e diminua seu backswing (preparação). Você deve bater com um apoio aberto ou semi-aberto, assim conseguirá realizar ajustes nos últimos instantes. E lembre-se: não há nada que substitua uma rápida recuperação após bater a bola. Sempre pense no seu próximo golpe.

2- Terminação completa

Se não tiver tempo para se posicionar adequadamente, não bata forte na bola. Tenha certeza de que você fará uma terminação (follow through) exagerada, acompanhando a bola até o alvo (observe Federer). Isso o ajudará contra adversários ofensivos, de bolas pesadas, e também lhe dará maior controle e confiança sobre o seu golpe. O objetivo contra este tipo de jogador é neutralizar o seu jogo com bolas que tenham muita altura e profundidade.

MAIS: Outras dicas de Nick Bollettieri

+ Como usar o slice

+ Não tenha medo, faça dupla-falta!

+ Jogar com profundidade

3- Bata na subida

Quadras duras são as que têm o quique mais regular entre todas as superfícies. Quando o seu oponente bater um golpe defensivo, mova-se para frente e pegue a bola na subida. Isso fará com que ele tenha de se apressar para bater o próximo golpe. Você não tem que bater com toda a sua força, apenas acerte a bola com um golpe suave antes que ela atinja o seu pico (ponto mais alto) e tenha certeza de que a terminação seja completa. O que você perde de ritmo, ganha em tempo, já que seu adversário terá que se recuperar mais rapidamente.

4- Favoreça suas armas

Ao contrário das quadras de saibro e de grama, as de cimento são planas e firmes, então você terá um melhor apoio para os pés. Isso lhe permite enganar um pouco os adversários com seus golpes de base. Se seu golpe preferido for o forehand, após bater um agressivo, mova-se imediatamente na direção de seu backhand, ficando, assim, em posição para bater outro forehand. Tenho certeza de que para algumas pessoas o golpe preferido é o backhand e, se esse for o seu caso, então use a mesma estratégia para ele. PS: Após acertar um grande golpe, não hesite em subir à rede.

#Q#

5- Deixe margem para o erro

Você estará se deparando com muitos adversários agressivos nas quadras duras. Aprenda a usar a suas agressividades contra eles próprios. Se o seu oponente tiver golpes pesados, mande a bola sempre funda no centro da quadra. Isso tira o ângulo e pode confundi-lo entre bater um forehand ou um backhand. Se você receber uma bola defensiva em seguida, aproveite e ataque. Do contrário, jogue com segurança, pois erros não forçados sempre determinam o resultado de uma partida. Não perca graças a seus próprios erros.

From Tennis Magazine. Copyright 2009 by Miller SportsGroup LLC. Distributed by Tribune Services

Nick Bollettieri

Publicado em 28 de Setembro de 2009 às 09:18


Técnica/Drills

Artigo publicado nesta revista